Vida útil do mobiliário – como planejar a substituição?
Por adove Em Blog Postado: 14 de outubro de 2019

Vida útil do mobiliário – como planejar a substituição?

Na administração de shoppings centers e de outros centros comerciais semelhantes, dar a devida atenção às questões que envolvem a vida útil do mobiliário tem relevância não só em termos de durabilidade, mas também de tendências estéticas.

Mais que uma simples atualização ou adequação física, substituir os móveis já existentes por versões mais atualizadas é uma ação que visa garantir uma boa experiência aos clientes e manter o movimento no estabelecimento.

Para que essa mudança seja viável e bem-vinda, porém, é preciso que ela tenha um bom custo-benefício e corresponda a ganhos estéticos e de usabilidade que agreguem mais satisfação aos consumidores e façam com que eles se sintam à vontade no local.

A seguir, confira quais os pontos mais importantes sobre a vida útil do mobiliário para considerar antes de sua troca ou aquisição!

Confira a vida útil do mobiliário indicada pelo fabricante antes de sua aquisição

Mais que manter-se atento a questões de qualidade e aparência, na hora de optar por um fornecedor de móveis não deixe de verificar como ele lida especificamente com a vida útil do mobiliário e suas possíveis transformações.

Como mencionamos durante a introdução, esse cuidado não está relacionado apenas à qualidade e durabilidade das peças, mas também às mudanças que venham a ser realizadas no ambiente físico para manter a movimentação de clientes.

Com isso em mente, evite fornecedores que trabalham com visuais desalinhados aos padrões vigentes, que tenham opções muito datadas ou que ofereçam apenas peças muito padronizadas.

Em termos de vida útil do mobiliário, é preciso que o fabricante tenha pleno conhecimento sobre as demandas dos consumidores, sendo capaz de desenvolver projetos personalizados, diferentes entre si e que sejam atemporais.

Considere opções que possam ser adaptadas ou reaproveitadas em determinadas situações

Quando tratamos de fornecedores com capacidade de atualizar a mobília desenvolvida e de criar novas soluções funcionais e visuais, muitos ficam receosos quanto ao aumento de custos que pode ser imposto com esse tipo de transformação.

Claro que, quando há a garantia de que os móveis refletem em um maior poder de atração e satisfação do público, o investimento sempre será vantajoso, mas isso não quer dizer que não seja possível diminuir esses custos!

Ao fechar negócio e tratar sobre a vida útil do mobiliário, verifique as possibilidades de eventuais adaptações, reaproveitamento de materiais ou reinvenção de certas peças.

Se a empresa em questão trabalhar com projetos personalizados e for comprometida com o desempenho comercial do seu ambiente, certamente esse tipo de situação será ponderada de maneira vantajosa para ambas as partes.

Infográfico renovação dos móveis em 7 passos

Garanta que os móveis escolhidos tragam retornos financeiros e de público

Dentre os cuidados mais importantes sobre a vida útil do mobiliário, o mais significativo deles é garantir que os móveis instalados se adequem às tendências visuais do segmento em que você atua.

Um bom projeto é aquele que torna a praça de alimentação ou ambiente coletivo semelhante um verdadeiro ambiente de encontro, em que famílias, grupos de amigos e demais públicos se sintam atraídos e motivados a passarem seu tempo ali.

É possível afirmar, inclusive, que a vida útil do mobiliário está diretamente relacionada a essa questão, ou seja: quanto mais tempo o ambiente é comercialmente relevante, maior é sua vida útil.

No mesmo sentido, quanto maior for a percepção de que o local já não é mais atrativo e capaz de manter as pessoas por muito tempo nele, maior é a necessidade de adequações na mobília.

Opte por empresas que sejam especialistas no segmento de móveis personalizados para shoppings

De nada adianta ter todas as questões abordadas até aqui em mente caso a empresa escolhida para o desenvolvimento, fabricação e montagem dos móveis não seja capaz de acompanhar essa lógica e entregar a qualidade final esperada em seu projeto!

Tenha sempre em mente que o padrão, a qualidade e a vida útil do mobiliário são questões que afetam diretamente o desempenho comercial do seu shopping center ou centro comercial semelhante, por isso todo cuidado é pouco durante essa escolha.

Em um mercado cada vez mais competitivo e atento aos mínimos detalhes, é preciso optar por fornecedores que tenham foco específico em sua área de atuação e sejam capazes de desenvolverem projetos personalizados para a sua empresa.

Além de pleno alinhamento às últimas tendências estéticas e funcionais da área, ao desempenho comercial que pode ser agregado aos móveis e a todos os cuidados mencionados anteriormente, um bom fornecedor ainda deve:

– Garantir flexibilidade em seus projetos para ser capaz de atender às necessidades específicas de cada perfil de estabelecimento

– Oferecer um atendimento especializado, ágil e seguro aos seus clientes

– Trabalhar apenas com matérias-primas de excelente qualidade e dentro dos principais padrões legais do mercado, a fim de agregar o melhor em termos de uso e vida útil do mobiliário

– Dispor de mão de obra experiente, altamente treinada e capaz de atender a todas as demandas dos clientes

– Desenvolver produtos com design único e inovador, capazes de enriquecer os ambientes em que são instalados.

No ramo desde 1999, a Cerutti Mobili é referência absoluta no ramo de mobiliário para grandes praças de alimentação em shoppings, restaurantes, panificadoras e hotéis.

Com foco em requinte, modernidade e conforto, a empresa oferece móveis de alta qualidade e um atendimento especializado.

Mantenha-se sempre bem informado sobre as principais tendências e novidades da área

A exemplo de todas as informações abordadas, é preciso que os gestores saibam quais são os desejos, comportamentos, tendências e demandas relacionadas ao seu público para que sejam capazes de adequarem seus móveis com eficiência.

Muito além de uma contratação assertiva e da noção que a vida útil do mobiliário não diz respeito apenas à sua durabilidade, é preciso compreender também quais são os detalhes e requisitos que demandam novas mudanças!

Com isso em mente, enquanto responsável por esse tipo de adequação, é preciso estar sempre atendo às tendências da área e aos padrões de comportamento dos consumidores que ditam suas transformações.

Para que isso seja possível, é preciso ir além da compreensão geral de mercado, informando-se constantemente por meio de blogs, notícias, e-books, revistas especializadas e outras fontes de informação de referência no segmento.

Quer ficar por dentro de outros assuntos interessantes do segmento? Então não perca os posts do Blog Cerutti Mobili!

Se desejar, clique abaixo e faça o download gratuito do nosso infográfico sobre como fazer a renovação dos móveis em 7 passos!

Infográfico renovação dos móveis em 7 passos

POSTAGENS RELACIONADAS

Otimização de espaç...

Vida útil do mobiliá...

A tendência de Strip...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *