Vantagens de usar metal em móveis
Por adove Em Blog Postado: 27 de junho de 2018

Vantagens de usar metal em móveis

Versáteis, duráveis, sofisticados e – agora – modernos! Os móveis de metal estão em alta novamente. Bem comuns nos anos 60 e 70, especialmente em ferro, os móveis com metais voltaram a ganhar espaço para quem deseja uma opção resistente e capaz de dar um toque todo especial no ambiente. Além de suas qualidades já conhecidas, um dos principais atrativos é a variedade de móveis que o metal pode ser incorporado: base de mesa de jantar, penteadeiras, mesas de varanda, cadeiras, aparadores e daí para onde a imaginação mandar! Conheça as vantagens desse material.

Móveis

Os metais não precisam estar necessariamente nos móveis, eles também podem fazer parte d e outros itens da decoração. Contudo, a primeira possibilidade de se utilizar metal na composição do ambiente é escolhendo móveis com esse material. Podem ser de ferro, aço ou alumínio, dependendo do objetivo e gosto do cliente.

Se o interesse é praticidade, opte pelo aço inoxidável, que é protegido contra ferrugem e corrosão. Os em alumínio, por sua vez, são mais comuns e muito mais leves. Já o ferro é um material mais pesado e pode ser ideal para quem busca um visual rústico.

Cerutti MobiliO acabamento também deve ser um item de atenção. Ele pode ser cromado, em pintura, plástico ou bronze, por exemplo. Com a pintura, o móvel se torna bastante resistente e de fácil manutenção, além de ser versátil na decoração. O revestimento em plástico é bom para quem busca resistência, pois previne ferrugem e aumenta a durabilidade. O cromado também tem esse efeito, e há quem adore a estética. O bronze já cria um aspecto sofisticado e chama por uma decoração poderosa.

Vantagens

Os móveis de metal se destacam pela sua resistência e também pela variedade com que podem ser apresentados. As principais vantagens deste material são a durabilidade e a diversidade de cores. As peças costumam ser resistentes e, com a manutenção correta podem durar longos períodos, garantindo estilo e valorizando o ambiente por muito tempo.

Cuidados

Os processos corrosivos dos metais são espontâneos. Basta que o material entre em contato com os elementos corrosivos existentes na natureza. Estes são normalmente a umidade, o oxigênio ou substâncias químicas oxidantes que compõem a água do mar, a poeira e os gases poluentes. Nas cidades à beira mar que são urbanizadas, a maresia se mistura à poluição, tornando o processo da ferrugem ainda mais intenso.

Por isso, a escolha do acabamento para a peça de metal faz toda diferença! Os que não levam acabamento necessitarão de muito mais cuidado, pois o processo de corrosão será mais rápido. De toda forma, é possível manter o metal bonito e durável por muito tempo, e essa é justo uma de suas qualidades.

A mistura de madeira e metal

A mistura de matérias na decoração é muito bem-vinda. Mas uma dica importante para não errar. Um ambiente pode ser composto somente com móveis em madeira, porém, o contrário não vale: não fica elegante utilizar somente móveis em metal, por exemplo. É preciso adicionar um elemento de equilíbrio. A mistura da madeira com o metal é muito charmosa: escrivaninha com pés cromados e tampo em madeira, por exemplo. Cadeiras com pés de metal e estofados em cima também!

Dicas

Por conta da harmonia, quando optar por móveis de metal, é preciso levar em conta o estilo geral da decoração que você quer para o ambiente. Há geralmente dois estilos: os clássicos, que são torneados; e os contemporâneos, que são retos e modernos. Levando isso em conta, os móveis podem ser colocados em qualquer ambiente, do jardim à sala, da cozinha aos quartos.

CeruttiAlgo que chama a atenção nos móveis de metal é o fato de eles combinarem várias cores diferentes. É você quem decide se quer algo mais sóbrio ou chamativo, mais quente ou frio, podendo se dar bem ainda com elementos de madeira ou estofados, como já falamos.

Lembre-se que se o móvel for permanecer em uma área externa, é preciso prepará-lo para que ele resista à água e umidade. Se forem de ferro, o ideal é que eles sejam de ferro galvanizado ou então sejam revestidos com tinta esmalte. Se forem de aço, já cumprem esse papel por si. Os de alumínio podem ser revestimentos com outros acabamentos.

Ideias para composição e decoração

Preto

Os móveis de metal na cor preta ficam ótimos em ambientes externos, como jardins e varandas bem iluminadas. A cor intensa também deixa o móvel mais “over”, com os elementos verdes das plantas ou almofadas coloridas, isso é equilibrado e o resultado é incrível.

Envelhecido

Se o desejo é investir em peças de tons dourados ou envelhecidos, como cobre, saiba que essas tonalidades são um toque sofisticado e de elegância. Um combinação com elementos brancos fecha com chave de ouro a decoração nesse caso.

Branco

Também uma opção muito usada na área externa ou em ambientes comerciais, os móveis de metal pintados de branco podem ressaltar muito o ambiente. Eles se destacam pela diversidade e diferença, mas é importante manter o mesmo sempre limpos, para não causar aspecto de mal cuidado.

Cromados/Escovados

Esses também estão super em alta e casam com uma decoração mais moderna e contemporânea. São ótimos opções para escritórios e ambientes empresariais, pois inspiração inovação e tecnologia.

POSTAGENS RELACIONADAS

Dicas para você resol...

Sorveteria self servic...

Móveis estilo industr...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *