Tendências 2019 para o setor de alimentação
Por adove Em Blog Postado: 14 de dezembro de 2018

Tendências 2019 para o setor de alimentação

Tendências 2019. Se fizer uma pesquisa rápida no Google pela palavra “tendência” você vai identificar uma reposta: aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou agir de certa forma.

E é sobre isso que iremos falar hoje. Quais são as tendências 2019 para o setor de alimentação? Você, dono de algum empreendimento que tem o alimento como negócio, precisa ficar atento ao que as pessoas buscarão em 2019 quando o assunto é comida!

Apenas para reflexão, você já percebeu como o mercado de alimentação muda? As pessoas transitam de alimentos fast-food aos orgânicos. Dos alimentos com glúten, leite, gorduras, aos alimentos sem glúten, sem lactose, sem gorduras e assim por diante.

O que não muda mesmo é a necessidade que as pessoas têm de comer! Faça chuva ou faça sol as pessoas comem. Uma explicação bastante óbvia para isso é que se alimentar é uma necessidade essencial para nossa existência, certo?

A questão é que o mercado de consumo transformou a ação de se alimentar um ritual, com apreciação dos sabores e da experiência que esse momento propõe.

Para não ficar de fora das tendências 2019, confira agora no que seu negócio no setor de alimentos pode se alinhar no próximo ano!

Tendências 2019 para o setor de alimentação

Confira abaixo as tendências que estarão em alta no ano que vem quando o assunto for alimentos.

Melhorar a experiência do cliente que come fora

O delivery cresceu muito no ano de 2018. Porém, isso não é motivo para que os restaurantes deixem de se preocupar com a experiência do cliente no ambiente físico.

Preocupação com os alimentos utilizados no preparo dos pratos e as restrições alimentícias que os clientes podem ter, são essenciais para proporcionar uma “boa estadia” no restaurante.

Outro ponto que vale ressaltar são as opções veganas. Esse público que antes era muito pequeno e tinha dificuldades de encontrar alimentos deste tipo fora de casa, hoje frequenta a grande maioria, já que os restaurantes estão oferecendo ao menos uma ou duas opções veganas no cardápio.

Esse público também pode ser seu cliente!

Comidas de verdade

No texto que escrevemos sobre Móveis de madeira: tendência de decoração em 2019 falamos que no próximo ano as pessoas irão buscar espaços, móveis e itens de decoração que as permitam se conectar com a natureza.

As pessoas estarão muito mais conscientes do que consomem e do que querem que cerquem ao redor, isso em relação aos alimentos ingeridos e ambientes como a própria casa.

Quando falamos de comida de verdade, trata-se de consumir alimentos em seu estado mais natural possível, sem procedimentos e ingredientes conservantes.

Comidas preparadas com ingredientes frescos, naturais e orgânicos serão requisitados pelos consumidores.

E ainda, nessa pegada de alimentos de verdade é que podemos abrir um parêntese para os alimentos crus – percebeu como o consumo de sushi aumentou nos últimos meses?

Essa tendência deve-se ao fato de que alimentos crus tem suas propriedades preservadas. Vitaminas, sais minerais e outros elementos importantes para nossa saúde continuam ali no alimento cru. Carnes, peixes, legumes, nozes e alimentos ricos em amido serão boas opções.

Baristas e os cafés especiais

Tendências 2019 para o setor de alimentação: cafés feitos por baristas

O paladar das pessoas está cada vez mais aguçado. Dentre os gostos que se elevaram para certos alimentos, podemos citar os cafés especiais. Pessoas procuram por panificadoras e cafés que tenham um barista – profissional especializado em café de alta qualidade.

Aqui podemos frisar novamente a questão de experiência do cliente. Cafés diferentes que aguçam a criatividade e o paladar com essências, licores e outros tipos de leite tendem a ser a busca das pessoas nesses estabelecimentos.

A utilização de bebidas vegetais na preparação de opções quentes ou geladas de café estará em alta em 2019. A Starbucks já colocou essa tendência em prática. Agora as bebidas dela podem ter o leite substituído por leite vegetal de amêndoas ou de castanha de coco.

Até o nosso querido café precisa se reinventar. Não que ele vá sumir, longe disso. Acreditamos que ele é um item de consumo que tende a se remodelar para se perpetuar ainda mais no gosto da humanidade.

Lanches e sobremesas saudáveis

Pode falar, qual a sua sobremesa favorita? A verdade é que normalmente a gente já tem realizado refeições principais com bastante legumes e verduras. Entretanto, quando chega a hora da sobremesa é complicado resistir, não é?

Por isso que lanches e sobremesas saudáveis serão uma das tendências 2019. Lanches e sobremesas produzidas com ingredientes naturais e o adoçante natural, serão mais buscados pelas pessoas.

Grab and go

Primeiro, o que é esse tal de Grab and go? A ideia dele é ofertar alimentos mais saudáveis e frescos embalados de forma prática que valorize o alimento.

Pensar nessas opções de Grab and go para oferecer no seu restaurante é bacana. Isso porque é uma forma de atender um novo grupo de pessoas que não tem tempo de comer pratos incrementados em restaurantes.

Bowls

Tendências 2019 para o setor de alimentação: tigela de frutas

A tigela de alimentos – de frutas e saladas – também é uma das tendências 2019.

Ela atende tanto a necessidade de um lanche rápido quanto uma refeição mais completa. Sem esquecer que ela pode ser elaborada para agradar todos os gostos.

Delivery

O seu restaurante possui a opção de delivery? Se não, faça essa adaptação o quanto antes. Dos salgadinhos e petiscos para pratos altamente elaborados. É assim que vem evoluindo as entregas à domicílio.

Um dos problemas enfrentados esse ano foi quanto as embalagens adequadas para transporte desses alimentos mais incrementados. Questão que já vem sendo resolvida.

Em uma pesquisa da PedidosJá junto ao instituto de pesquisas da Ipsos, 42% dos entrevistados – num total de 1.005 pessoas – solicitam entrega de comida por aplicativos agregadores ou sites próprios de restaurantes. A pesquisa ainda apresenta o dado de que 68% desses entrevistados são considerados “heavy users”, ou seja, utilizam esse serviço pelo menos uma vez no mês.

Tem alguma dúvida que delivery é fundamental ao seu negócio? Não esqueça da questão de proporcionar experiências aos clientes.

Pesquisa Consumo de Produtos Orgânicos no Brasil

A pesquisa Consumo de produtos orgânicos no Brasil, é a primeira pesquisa nacional sobre o assunto. Esta que foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Organis (Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável) e Market Analysis.

A pesquisa é do ano passado, contudo, permite identificar alguns aspectos muito interessantes sobre esse consumo. Leia:

– Na região Sul é que se encontra a maior incidência de consumo de produtos orgânicos (34%)

– Sobre quais são os produtos mais consumidos, as verduras aparecem com 63%

– 6 em cada 10 entrevistados consomem verduras orgânicas

– Em relação à frequência de consumo 40% dos entrevistados da região Sul compram produtos orgânicos duas vezes por mês

– Sobre barreiras ao consumo de orgânicos, 41% disseram que o motivo é a falta de preços acessíveis.

Conclusão

Comidas naturais e saudáveis. Lembre-se bem disso. Sabemos bem que as comidas calóricas vez ou outra são a tentação das pessoas. Porém, o que elas mais consomem e vão procurar consumir são alimentos mais próximos do natural.

E isso está afetando também a elaboração desses alimentos mais calóricos. As opções de ingredientes alternativos estão crescendo no mercado. Eles acabam aliviando o mal à saúde que alimentos muito processados fazem ao corpo humano.

Se seu restaurante oferece alimentos saborosos, porém pouco naturais, talvez seja uma boa hora de incrementar o cardápio – e de colocar o serviço de delivery, se ainda não tem.

Não se trata de começar do zero, a ideia é apenas reinventar alguns pratos e considerar a real possibilidade de ficar mais atento aos ingredientes utilizados no preparo do alimento.

Pense na experiência do cliente. O que ele espera que você ofereça? Espaço confortável e alimentos nutritivos e naturais serão um bom começo.

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