Saiba o que é e como fazer seu layout de restaurante
Por cerutti mobili Em Sem categoria Postado: 16 de novembro de 2020

Saiba o que é e como fazer seu layout de restaurante

Cardápio, tipo de atendimento, fornecedores e armazenamento dos alimentos são apenas alguns fatores que você deve levar em consideração ao montar um estabelecimento gastronômico. Outro ponto muito importante é o layout do restaurante, que deve ser planejado de acordo com o estilo do local, o público-alvo e o espaço disponível.

A organização do restaurante vai muito além da decoração, já que a disposição dos móveis e o planejamento dos espaços ajudam a criar uma experiência agradável para os clientes e facilitam o trabalho dos profissionais.

O que é layout de restaurante?

O layout de restaurante, assim como de qualquer estabelecimento, é definido na planta baixa do local e determina a organização do espaço para facilitar a circulação de pessoas e melhorar a execução dos serviços.

Por isso, antes de colocar o projeto em prática, é preciso definir alguns pontos, como:

  • Pontos de entrada e saída do estabelecimento;
  • Espaços para a cozinha e os banheiros;
  • O caminho que os clientes farão para chegar aos banheiros;
  • O caminho que os funcionários farão para levar os pratos e voltar até a cozinha.

Em caso de restaurante self-service, também é preciso planejar o fluxo de pessoas ao longo do buffet e sua movimentação até as mesas.

Dicas para fazer um layout de restaurante

O layout do restaurante tem um grande impacto no sucesso do negócio, pois tudo influencia na experiência do cliente, desde a qualidade da comida até a disposição dos móveis.

Nesse sentido, a organização dos ambientes deve ser planejada para que os garçons tenham fácil acesso às mesas e possam levar os pratos com rapidez, evitando que a comida chegue fria até o cliente.

Confira nossas dicas para criar um layout agradável e eficiente:

1 – Planeje o layout de acordo com o conceito do seu restaurante

O conceito de um restaurante, bar, lanchonete ou qualquer outro negócio deve ser pensado para conectar-se com o cliente e atender às suas necessidades.

Por isso, procure conhecer o público-alvo, entender seus hábitos, comportamentos e qual a melhor maneira de acomodá-lo confortavelmente em seu espaço.

Depois, inclua o conceito em todos os detalhes da arquitetura, decoração, cardápio, layout e outros pontos importantes para criar uma experiência única.

2 – Fique atento às áreas problemáticas

Algumas áreas são mais “problemáticas” e costumam ser evitadas pelos clientes, como as mesas mais próximas à entrada, cozinha e banheiros.

Isso acontece porque esses espaços costumam ter um fluxo maior de pessoas, com excesso de ruídos e até mesmo cheiro desagradável.

Uma forma de resolver essas questões é colocar a área dos garçons nesses locais, em vez de mesas para os clientes, ou utilizar mobiliário decorativo, plantas ou divisórias para separar essas áreas do restante do salão.

3 – Ofereça uma ambientação agradável e aconchegante

Entender o público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e ajuda na tomada de decisões estratégicas em diversos setores, inclusive no planejamento do ambiente.

Um restaurante familiar tem uma ambientação diferente de um estabelecimento mais moderno e com clientes jovens, por exemplo.

Por isso, a partir do conceito escolhido e das características dos visitantes, procure oferecer uma iluminação agradável, com música ambiente adequada ao local.

Outro fator importante para proporcionar uma experiência única é a temperatura, pois um ambiente muito frio ou muito quente deixa os clientes desconfortáveis e faz com que passem menos tempo no local, prejudicando a reputação da marca.

4 – Mantenha um espaço adequado entre as mesas

A escolha dos móveis para restaurantes é fundamental na criação de um ambiente confortável e atraente para conquistar novos clientes.

Por isso, escolha mesas e cadeiras com um tamanho adequado ao espaço e no mesmo estilo da decoração.

Além disso, procure manter um espaço mínimo de 60 centímetros entre as mesas para que as cadeiras não se encostem quando os clientes levantarem.

Também é importante planejar o local para facilitar a circulação dos garçons pelo salão, deixando corredores livres e espaços sem obstáculos.

5 – Organize a cozinha em estações

A organização do espaço do restaurante não deve limitar-se ao salão, já que a cozinha também é uma parte muito importante do estabelecimento.

Para isso, leve em consideração o espaço disponível, a movimentação dos profissionais pelo espaço e as necessidades do cardápio (equipamentos, utensílios, ingredientes etc.).

Em geral, a cozinha é organizada em estações para possibilitar a preparação de vários pratos ao mesmo tempo, o que é uma maneira eficiente de otimizar o espaço e aumentar a produtividade.

Outro item fundamental para criar um espaço funcional é escolher o mobiliário mais adequado ao estilo do ambiente e às necessidades do público-alvo.

Para isso, a Cerutti/Tasselo tem as melhores opções de mesas, cadeiras e outros móveis para restaurantes. Agora que você já sabe como planejar seu layout de restaurante, conheça mais sobre o impacto do design em ambientes gastronômicos e crie uma experiência inesquecível para os seus clientes.

POSTAGENS RELACIONADAS

5 motivos para escolhe...

Saiba o que é e como...

Móveis para restauran...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *