Restaurante corporativo – como você tem cuidado deste ambiente?
Por adove Em Blog Postado: 26 de outubro de 2018

Restaurante corporativo – como você tem cuidado deste ambiente?

A alimentação saudável sempre foi uma questão reforçada pelos profissionais da saúde e pela mídia em geral. E atualmente vivemos um momento em que as pessoas estão mais conscientes da necessidade de cuidar do corpo.

Nesse sentido, estabelecimentos que são obrigados a oferecer refeitórios, a questão da alimentação saudável já é realidade. Já o conforto proporcionado por esses espaços também tem sido levado em consideração.

A questão é que, além dos cardápios equilibrados, o bem-estar proporcionado por esses ambientes é fundamental. Entenda a importância de cuidar deste espaço e dicas de qual forma fazê-lo.

Obrigatoriedade de restaurante corporativo

Quem não sabe, existe a NR 24 que regulamenta de que maneira deve ser organizado o restaurante corporativo, mais conhecido como refeitório. E ainda, quais empresas são obrigadas a tê-los, conforme o número de colaboradores.

Conforme a Norma Regulamentadora 24, no item 24.3 que aborda não só as mesas para refeitórios, mas sim ele como um todo, empresas  em que trabalham mais de 300 funcionários é obrigatória a existência de um refeitório. Quando o número de trabalhadores ficar entre 30 e 300, não existe a obrigatoriedade. Porém, é necessário oferecer a eles as condições de conforto, higiene e comodidade em prol das refeições a serem realizadas.

Não basta ter um restaurante corporativo, é preciso cuidar

Restaurante corporativo - como você tem cuidado deste ambiente?Vamos considerar a seguinte situação: sua empresa tem mais de 300 funcionários e conta hoje com um refeitório. A fim de que ele pudesse funcionar, foram atendidas normas e questões relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. Entretanto, mesmo com o passar do tempo, sabemos que esses pontos devem ser cumpridos em tempo integral.

O que queremos dizer através desse exemplo é que, depois de tê-lo feito totalmente equipado e atendendo as normas legais, é essencial que sejam feitas manutenções e realizados cuidados a este espaço tão importante aos funcionários da sua empresa.

Importância de remodelar o restaurante corporativo

Qualidade de vida. Isso é o que toda pessoa tem almejado nos dias de hoje. A alimentação saudável também é primordial, mas o ser humano tem desejado e precisado mais do que isso. Ele tem buscado por ambientes de trabalho agradáveis e confortáveis. Ambientes que contribuam no sentido de que ele trabalhe “sem ver a hora passar”.

Já olhou os espaços de descanso, ou até mesmo, os refeitórios de empresas como a TOTVS e o Nubank? Os ambientes destinados aos momentos de interação e descontração dos funcionários é repleto de conforto e beleza. Com isso, o primeiro pensamento de quem olha espaços assim, é de querer trabalhar em um lugar desses também.

Não é de agora que investir nas pessoas e no que envolve o bem-estar delas é essencial, já que influencia na produtividade e felicidade delas no trabalho. Não se trata de interesse, mas de uma necessidade que o ser humano adquiriu com o objetivo de se sentir parte da empresa que trabalha. Investir no conforto é valorizar os profissionais que colaboram ao sucesso do negócio.

Então, o que remodelar o restaurante corporativo tem haver? Tudo! A satisfação do funcionário também está atrelada ao ambiente do refeitório. Organização, limpeza e móveis – mesas e cadeiras – são o mínimo. A maior integração – através deste espaço mais confortável – entre os colaboradores é um fator que contribui ao desempenho, principalmente em trabalhos de equipe.

Planeje as mudanças no refeitório

A ideia é ótima, os funcionários irão ficar muito contentes. Porém, você administrador do negócio precisa estar ciente dos custos dessas melhorias.

A primeira dica é que você faça a análise do ambiente e identifique quais móveis podem ser reformados e quais devem ser trocados. Precisa melhorar as mesas dos refeitórios? Comprar novas cadeiras ou bancos?

Então nesse sentido, converse com o financeiro e veja se há espaço no orçamento para realizar as alterações. Claro, a ideia de planejar esse investimento é pesar menos no bolso da empresa.

Restaurante corporativo - como você tem cuidado deste ambiente?

Outra dica é que, no sentido de não gerar tumulto e déficit de espaço adequado a alimentação, a empresa faça essas mudanças no período em que os funcionários entram de férias coletivas ou fracionadas. Isso impacta menos na produtividade e alimentação adequada de cada um.

E nossa sugestão, caso queira gerar maior participação dos colaboradores nessas mudanças, é que você faça uma pesquisa e questione sobre o que eles acham que seria interessante existir nesse espaço. Aumentar o espaço do restaurante corporativo e colocar uma mesa de sinuca e uma máquina de café expresso, por exemplo, são opções a se considerar.

Tudo, se bem planejado, é possível encaixar no orçamento. Até mesmo as sugestões citadas acima. Basta ir poupando um valor durante o ano, por exemplo.

Entretanto, se o seu negócio já possui uma reserva monetária destinada essas questões importantes, essa pode ser uma boa hora de avaliar o seu restaurante corporativo, o que acha?

Expertise em restaurantes corporativos

A Cerutti Mobili atua a 19 anos no ramo de móveis destinados a praças de alimentação em shoppings, restaurantes, panificadores e hotéis.

Durante todo esse tempo foram inúmeros estabelecimentos projetados. Estes com móveis de qualidade que colaboram ao total conforto de quem os usufrui.

Nossas opções de cores e modelos contribuem em prol de ambientes aconchegantes e equilibrados, sempre respeitando o conceito da empresa.

Através de produtos e atendimento personalizado, a Cerutti Mobili tem à sua disposição cadeiras de madeira, mesas, bistrôs, banquetas. E ainda, floreiras, conjuntos, mesas e cadeiras tubular, bancos, lixeiras, longarinas e acessórios.

Através de profissionais altamente capacitados, a Cerutti Mobili realiza projetos planejados de conforme suas necessidades. Entre em contato conosco e descubra opções incríveis para remodelar seu restaurante corporativo!

POSTAGENS RELACIONADAS

Móveis e decoração...

Restaurante corporativ...

Espaço Gourmet: saiba...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *