Reforma de restaurante – 07 pontos a serem analisados!
Por adove Em Blog Postado: 14 de maio de 2019

Reforma de restaurante – 07 pontos a serem analisados!

Realizar a reforma de restaurante normalmente demanda esforço e tempo, além do financeiro. E mesmo que essa mudança possa causar alguns transtornos tanto para os colaboradores como para quem frequenta o ambiente, é fundamental pensar em todos os detalhes com atenção.

Isso porque, a concorrência é grande e o público está cada vez mais criterioso em suas escolhas.

Então, se irá ser despendido tempo e dinheiro para transformar o ambiente, é indispensável que este esforço traga bons resultados: clientes novos e antigos satisfeitos em todas as questões.

Contudo, você sabe quais são os aspectos mais importantes em uma reforma? O que não pode ser esquecido e que precisa ser pensado e modificado para melhorar ainda mais a experiência dos clientes? Continue a leitura e descubra!

Contrate um profissional capacitado para ajudar

Mesmo que você já tenha passado pela experiência de realizar sozinho reformas em restaurantes, contar com um profissional capacitado pode contribuir em muitos pontos.

Com o conhecimento e prática na elaboração e execução de outros projetos, ele consegue enxergar além. Assim que visualiza o ambiente esse profissional consegue desenvolver em sua mente ideias e possibilidades para o espaço que você tem.

Claro, nada surge do acaso. Antes ele irá conversar com você a respeito do conceito que você quer que o restaurante passe depois da reforma, como quer ser visto, lembrado. Quais cores prefere e qual mensagem deseja passar através delas. Tudo é pensado.

Além disso, ele já tem experiência com imprevistos e saberá lidar com mais clareza quando eles surgirem ao decorrer da obra.

Você pode definir sozinho a decoração, mobiliário e todos os outros aspectos importantes da reforma. Porém, ainda sim será apenas sua visão em relação ao que os clientes esperam.

Contar com um arquiteto e uma empresa especializada na fabricação do mobiliário oferecerá uma visão “de fora”. O que ajudará muito a estabelecer um equilíbrio quanto a escolha ideal de cada item do seu restaurante.

Invista no mobiliário e decoração

Invista no mobiliário e na decoração

E quando o assunto é reforma de restaurante, um dos pontos mais essenciais sem sombra de dúvida é o mobiliário e a decoração.

Tantas sensações e sentimentos são possíveis despertar em um cliente através de quadros, luminárias e objetos de decoração, concorda?

Então, é necessário frisar a importância do estilo e identidade do seu restaurante. Como já mencionamos acima, é ele quem tornará mais fácil – ou mais difícil – a escolha de todos os detalhes.

Quanto a escolha dos móveis, além do design estar conectado com o conceito do restaurante, é fundamental que ele seja prático e proporcione total conforto aos clientes.

Mesas quadradas são mais práticas – podem ser juntadas com facilidade em ocasiões especiais. Já mesas redondas não permitem essa comodidade, mas ocupam menos espaço e favorecem a circulação dos clientes e funcionários do restaurante.

Cadeiras estofadas, dependendo do conceito definido, podem trazer ainda mais conforto e elegância ao espaço. Mesas ou cadeiras com cores vibrantes como amarelo e vermelho, se bem harmonizadas, podem despertar o apetite.

É comum vermos o uso dessas cores em franquias de fast food, mas se planejado é possível criar ambientes incríveis para restaurantes mais sofisticados com essas cores também.

Quadros, luminárias, enfeites, louças da mesa, tudo deve ser pensado com cuidado. Uma dica também é investir em algumas plantas. Elas deixam o ambiente mais clean e passam a sensação de frescor, tranquilidade.

Banner download catálogo Cerutti Mobili

Analise a comida

O cardápio tem uma boa aceitação do público? Tem um prato especial que é o carro chefe do seu restaurante? Algumas das opções não tem saído tanto? Esse é momento para rever o cardápio do seu restaurante!

Você pode mudar tudo, mas pode manter os pratos exatamente como estão. O que queremos dizer é que você precisa analisar a situação atual do cardápio, mas não necessariamente precisa mudar.

Se está tudo certo, os pratos são interessantes, tem uma opção que é a estrela do restaurante e existe uma frequência de pedidos entre todos os pratos à disposição, então não precisa se preocupar.

Agora, se os clientes pedem muito uma opção de prato e existem alguns que quase nunca saem, é importante reformular o cardápio.

Lembra do conceito? Ele também deve aparecer aqui. Seu restaurante quer ser visto como ousado? Autêntico? Clássico? Isso também deve ser percebido na comida.

Pesquise o que é tendência no segmento relacionado ao tipo de comida que o seu restaurante trabalha. Oferecer algumas novidades pode aguçar a curiosidade em quem não é cliente. E ainda, trazer de volta aquele que não retornava fazia um tempo.

Tenha um estilo único

Tenha um estilo único

Chegamos no ponto que tanto viemos falando nos outros tópicos. Os clientes que você atende hoje são os clientes que você quer continuar recebendo? Ou eles estão longe do seu público almejado?

Com a estruturação de um estilo, atrelado a um conceito e uma mensagem é possível conquistar os clientes que você deseja.

Mas, a partir do momento que isso está definido, ele precisa estar em tudo. Desde o atendimento do garçom até o quadro na entrada do restaurante. Tudo precisa estar em sintonia.

Já falamos dos móveis, mas aqui eles tem grande importância. Como deixar o mobiliário com o mesmo conceito que o restante do ambiente?

Opte por peças e mobiliários únicos e exclusivos. Uma poltrona na entrada o até mesmo um design diferenciado para as mesas e cadeiras pode e vai impressionar.

Peças exclusivas transmitem bom gosto e preocupação com o bem-estar do cliente. Quem não gosta de sentar em uma cadeira inusitada e diferente?

Lembre-se de cuidar dos cheiros fortes

Pode parecer estranho colocarmos um tópico assim, mas precisamos reforçar isso. Um dos detalhes que mais incomodam os clientes é o cheiro de comida. E ainda, mais do que o cheiro forte na hora de comer, é o cliente sair do restaurante com cheiro de comida na roupa sendo que ainda precisa ir trabalhar.

Já notou se no seu restaurante acontece isso? Se sim, é interessante aproveitar a reforma e estruturar a cozinha – se possível – distante do espaço onde os clientes realizam as refeições.

Nesse sentido, é fundamental investir em uma cozinha com muita ventilação. Vale a pena apostar em exaustores para ajudar nessa questão, e claro, evite as chapas – elas fazem muita fumaça.

Pode parecer que ninguém percebe, mas uma parcela de clientes pode deixar de frequentar seu restaurante por essa razão.

Se informe quanto as questões legais vigentes

Mesmo que algumas questões sejam revistas com frequência, com todas essas alterações no seu restaurante é bom pesquisar e se informar quanto aos aspectos legais dessas mudanças.

O arquiteto pode ajudar com a aprovação da planta e o alvará de funcionamento, mas existem outros pontos que também precisam ser vistos.

Procure ajuda capacitada e busque informações a respeito do que precisa ser modificado para estar dentro da lei. Deixar em dia questões legais irá evitar novas reformas e imprevistos futuros.

Reforme pensando no futuro

Todo o cuidado que você deve ter e que pontuamos acima não diz respeito apenas ao que você quer oferecer aos seus clientes agora, mas também ao futuro.

Quanto mais atento você estiver aos detalhes, menos trabalho você terá com melhorias e alterações ao longo do tempo.

Claro, o que agora é tendência e maravilhoso pode sair de moda daqui um ano. Isso é uma realidade cada vez mais presente. Contudo, quando  estabelece o conceito do seu restaurante, fica mais simples trabalhar em uma linha nos móveis e decoração, por exemplo.

Então, invista nesta reforma em todas as questões, comida, mobiliário, decoração, espaços para as crianças – se o estilo do seu restaurante envolve atender famílias.

Ainda sobre pensar além, analise o espaço cuidadosamente. Se você quer que o seu restaurante cresça, precisa pensar em móveis que otimizem o espaço que você tem. Estruturando agora, as mudanças de acordo com a demanda vão causar menos impacto no fluxo de trabalho e no seu financeiro.

O que achou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida no assunto? Entre em contato conosco! Se desejar, solicite um orçamento sem compromisso e saiba como podemos ajudar desde a concepção do projeto até a execução!

Pedido de orçamento

POSTAGENS RELACIONADAS

Móveis para cafeteria...

Reforma de restaurante...

Franquia de alimentaç...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *