Qual o impacto do design em ambientes gastronômicos?
Por cerutti mobili Em Sem categoria Postado: 21 de outubro de 2020

Qual o impacto do design em ambientes gastronômicos?

Em um restaurante, lanchonete, cafeteria ou outros estabelecimentos, projetar um espaço agradável e acolhedor é tão importante quanto um cardápio saboroso. O design de ambientes gastronômicos é como o cartão de visitas do negócio e deve ser pensado com cuidado para transmitir o conceito adequado e proporcionar uma experiência única aos clientes.

O design de ambientes gastronômicos ajuda a criar a primeira impressão que o consumidor terá sobre o local.

É só depois de entrar no espaço que ele irá falar com um atendente, experimentar os itens do cardápio e formar uma opinião que poderá fazê-lo voltar mais vezes e trazer outras pessoas.

Por isso, cada detalhe importa na harmonização do tema, mobiliários, decoração, iluminação, música e até mesmo os cheiros.

O sucesso do seu negócio depende das combinações e das escolhas que você irá fazer para estimular o apetite dos clientes e encontrar a maneira ideal de conquistá-los.

Confira os principais fatores que ajudam a valorizar seu ambiente:

Layout e circulação de pessoas

O layout de um restaurante deve ser pensado a partir da planta baixa do local e considerar a circulação dos clientes e da equipe pelo espaço.

Dessa forma, é possível facilitar o trabalho dos funcionários e melhorar a experiência dos consumidores, garantindo a praticidade e segurança do ambiente.

Também é importante que o seu negócio esteja pronto para receber todas as pessoas. Para isso, é necessário instalar rampas de acesso, adaptar banheiros e planejar o local para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Experiência do cliente em ambientes gastronômicos

Para fidelizar os clientes é preciso criar uma experiência agradável e acolhedora, de forma que eles desejem repeti-la.

Nesse sentido, um bom design de interiores pode ser um fator decisivo para o seu negócio destacar-se da concorrência.

Ao escolher a decoração, pense no seu público-alvo e no que ele deseja vivenciar.

Depois, combine esses elementos com a proposta do local, o tipo de comida servida e opte por um mobiliário confortável e condizente com o projeto.

Outro fator importante que deve ser considerado na experiência é a iluminação.

Além de ajudar a criar um ambiente atrativo, as luzes também devem ser escolhidas para valorizar os alimentos e facilitar a circulação das pessoas no local.

Dependendo da sua proposta, é possível criar uma luminosidade mais aconchegante ou mais direta, com cores mais fortes, por exemplo.

Temperatura e cheiros

Outro ponto fundamental para que os clientes desejem permanecer no seu estabelecimento é a temperatura. Um local muito frio ou muito quente acaba afastando os clientes, que fazem a refeição com pressa devido ao desconforto.

Por isso, mantenha a temperatura ambiente em um nível agradável e invista em equipamentos de aquecimento e ventilação, dependendo da época do ano.

Em geral, os visitantes evitam áreas próximas ao banheiro e à cozinha devido aos odores e à grande circulação de pessoas.

Assim, manter a higiene é fundamental para neutralizar os cheiros que podem atrapalhar a experiência dos clientes.

Acústica

Ambientes gastronômicos tendem a ser locais barulhentos, o que pode gerar desconforto nos clientes.

Nesse sentido, é importante que o espaço tenha tratamento acústico para abafar os sons e evitar que os clientes precisem falar muito alto para conversarem.

A música do ambiente também ajuda a transmitir a identidade da marca e criar uma experiência única, por isso deve ser escolhida com cuidado e mantida em um volume baixo para não causar incômodo.

Conforto

O mobiliário é um dos principais elementos para criar um ambiente confortável e convidativo.

Por isso, a escolha dos móveis deve ser feita com atenção, levando em consideração o espaço disponível, a proposta do negócio e a decoração.

As mesas, cadeiras, sofás e demais mobiliários devem ter o tamanho ideal para que os clientes fiquem confortáveis e possam apreciar os pratos.

A disposição dos móveis também deve ser planejada no layout para não causar aglomerações e atrapalhar a circulação de pessoas em determinadas áreas.

Além disso, é preciso levar em consideração os materiais utilizados e a qualidade dos produtos, que precisam ser robustos e resistentes para facilitar a manutenção.

A Cerutti/Tasselo tem os melhores móveis para restaurantes, lanchonetes, bares, cafeterias e muito mais. Entre em contato conosco e conheça as soluções para criar um ambiente gastronômico inesquecível para os seus clientes.

POSTAGENS RELACIONADAS

5 motivos para escolhe...

Saiba o que é e como...

Móveis para restauran...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *