Quais experiências os clientes buscam em franquias de alimentação?
Por adove Em Blog Postado: 4 de setembro de 2019

Quais experiências os clientes buscam em franquias de alimentação?

Quando alguém decide comer em franquias de alimentação, certamente não é só o cardápio que influencia na escolha! A padronização do ambiente, atendimento, conceitos do local, entre outros aspectos fundamentais do estabelecimento formam toda a experiência vivida nele.

Quando os estabelecimentos são capazes de proporcionar essa vivência com êxito, os clientes vão querer voltar para desfrutá-la novamente.

No caso das franquias de alimentação, é o ato de recriar essa experiência em diversos locais que faz com que toda a rede tenha sucesso entre as suas unidades.

Para que isso seja possível, porém, é preciso se adaptar às novas exigências do mercado e proporcionar experiências que fidelizem os clientes. Saiba mais a seguir.

O que torna a experiência dos consumidores tão importante para as franquias de alimentação?

Se antigamente as franquias de alimentação eram mais restritas e muitas vezes associadas às grandes marcas internacionais, atualmente sua presença é extremamente abrangente e diversa no mercado.

Com empresas dedicadas a diferentes tipos de culinária, distribuídas em diversos modelos de negócio e propagadas tanto em nível regional, quanto estadual, nacional e até global, os clientes nunca tiveram tantas opções disponíveis para suas refeições.

Por mais que isso represente uma facilidade no acesso e um claro crescimento desse mercado, o número crescente de estabelecimentos também acaba impondo um maior padrão de concorrência entre as franquias.

Em poucas palavras: está mais fácil abrir uma franquia, mas é preciso levar em conta que se trata de uma área cada vez mais ampla e com consumidores cada vez mais exigentes!

Dessa maneira, entender exatamente aquilo o que as pessoas buscam ao optar por determinadas franquias de alimentação em detrimento de outras é imprescindível para ter sucesso nesse segmento.

Nada é mais importante do que a experiência dos consumidores, que trata exatamente sobre aquilo que cada indivíduo vive e sente enquanto passa o seu tempo em determinado estabelecimento.

Mais que capricho no cardápio e no atendimento, uma boa experiência exige cuidar dos mínimos detalhes, que vão desde os padrões da sua comunicação, até a escolha dos móveis, das cores, da iluminação e do conceito do ambiente como um todo.

Além disso, é a experiência que você proporciona que diferencia a sua marca das demais e também faz com que as pessoas procurem pelos estabelecimentos específicos da sua franquia!

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Como as franquias de alimentação estão se transformando para atender as novas demandas do mercado?

De acordo com a 13ª Pesquisa Setorial ABF Food Service, o segmento de alimentação é o maior de todo o mercado brasileiro de franchising.

Dentre os maiores desafios apontados pelas franquias de alimentação na pesquisa para 2019, o aumento da receita é o líder entre todos eles, representando uma preocupação de 56% dos respondentes.

Isso quer dizer que, mesmo sendo um mercado maduro, consolidado e em plena expansão, ainda é preciso superar os desafios impostos por sua grande concorrência e pelos comportamentos dos novos consumidores.

Em uma reflexão do próprio presidente da ABF, André Friedheim, sobre a pesquisa citada, as franquias de alimentação cada vez mais buscam por um novo posicionamento no mercado, se reinventando para proporcionar novas experiências.

É fato que a experiência dos consumidores sempre foi um conceito central nos restaurantes, mas ela nunca foi tão valorizada quanto nos dias de hoje.

Com infinitas opções de escolha ao seu dispor, os clientes não só estão com um grau de exigência maior, como também dão preferência para aquilo com que estão familiarizados.

Nesse sentido, portanto, as franquias de alimentação têm dois focos distintos: criar uma identidade única, que as diferencie das demais, sem deixar de preservar o seu padrão próprio, para que ele seja vivido por qualquer cliente em qualquer unidade.

No próximo item, descubra quais são os pontos fundamentais levados em consideração pelos clientes que se alimentam em franquias de alimentação e como atender a esses requisitos com excelência. 

Quais os principais detalhes que proporcionam uma boa experiência nas franquias de alimentação?

Compreender o que torna a experiência dos consumidores tão importante nas franquias de alimentação e como o mercado se comporta em relação a essa tendência é fundamental para promover as transformações certas nas empresas.

É claro que, em uma experiência de compra, absolutamente tudo deve ser considerado, como meios de pagamento, possibilidade de entrega, pós-venda, conceitos institucionais, entre outros.

O foco desse item, porém, é compartilhar alguns pontos fundamentais que influenciam a experiência física dos seus consumidores e, consequentemente, aquilo o que eles literalmente vivem em suas franquias de alimentação.

Inclua a experiência dos clientes em seus processos e metas

Ao realizar o seu planejamento, tenha clara qual é a experiência que você deseja proporcionar aos clientes e certifique-se de que ela será prioritária em todos os processos internos.

Se o foco for velocidade, por exemplo, o preparo dos alimentos deve ser planejado nesse sentido. Se for o atendimento, é preciso estabelecer um padrão de comunicação para os garçons e assim por diante.

Qualifique a sua equipe

Após definir os seus padrões e as suas prioridades, compartilhe tudo com a sua equipe fazendo com que todos compreendam a importância da experiência dos consumidores e o seu papel para proporcioná-la de maneira eficiente.

Lembre-se que os colaboradores são os realizadores e os porta-vozes da sua marca, por isso o padrão que os clientes esperam nas suas franquias de alimentação dependem diretamente deles para que sejam mantidos.

Avalie a satisfação dos consumidores

A melhor maneira de se certificar de que a sua empresa está proporcionando a experiência pretendida aos seus clientes é por meio de uma comunicação direta com eles.

Questionários, pesquisas de satisfação e até a busca por feedbacks verbais dos consumidores é indispensável para ter certeza de que todas as expectativas estejam sendo atendidas.

Tenha um ambiente padronizado e de alto design

É imprescindível que qualquer franquia de sucesso tenha uma identidade própria. Isso para que os clientes saibam exatamente pelo o que devem esperar no momento em que entram em uma de suas unidades.

Mais que garantir um padrão entre a mobília de todos os estabelecimentos que compartilham a franquia, é preciso que os móveis em questão, assim como a decoração, tenham um alto padrão de design.

Isso agrega mais credibilidade para a marca, ajuda a definir sua identidade própria e, acima de tudo, faz com que os clientes se sintam bem no local e vivam uma boa experiência!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e solicite um orçamento para mobiliar suas franquias de alimentação!

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