Otimização de espaço: 5 dicas para criar ambientes bacanas em locais pequenos!
Por adove Em Blog Postado: 22 de outubro de 2019

Otimização de espaço: 5 dicas para criar ambientes bacanas em locais pequenos!

A otimização de espaço é um desafio cada vez mais comum para proprietários e arquitetos que precisam agregar a melhor aparência e funcionalidade a pequenos ambientes.

Muitos já sabem que pouco espaço disponível não precisa ser sinônimo de limitação em residências e empresas, mas é preciso saber como aproveitá-los da melhor maneira possível.

Descubra, a seguir, o que levar em consideração sobre essa questão e como superar esse desafio com algumas dicas simples!

O que levar em consideração na hora de otimizar ambientes pequenos?

Muitos acreditam que a falta de um espaço físico amplo seja um fator que impede o desenvolvimento de bons projetos de arquitetura.

Essa máxima, porém, não é verdadeira, já que é possível promover a sensação de amplitude aos consumidores por meio de um bom planejamento do ambiente, tanto em obras residenciais quanto comerciais.

É fato que locais pouco amplos acabam limitando algumas questões, mas são nessas situações que os arquitetos devem colocar sua criatividade em prática para criar soluções que agreguem beleza, conforto e funcionalidade.

A chave para que isso seja possível está na otimização dos espaços, que não diz respeito apenas ao reposicionamento de objetivos e mudanças na aparência, mas sim na forma com que esses fatores podem se relacionar com quem utiliza o local.

Como promover uma otimização de espaço eficiente?

Para ter sucesso ao otimizar pequenos ambientes, é preciso que alguns pontos importantes sejam levados em consideração.

Claro que cada local e projeto possui características próprias e que exigem soluções específicas para determinada situação, mas existem cuidados comuns para qualquer tipo de projeto que fazem toda a diferença em sua otimização de espaço. Confira:

1 Tenha atenção especial às cores e à iluminação

Saber como utilizar as cores em prol do ambiente é indispensável para a otimização de espaço.

Mais que combinar com os móveis e com a decoração, ou mesmo conversar com a identidade de determinada empresa, são os tons escolhidos para o local que determinam os sentimentos que ele despertará em seus usuários.

As cores neutras, por exemplo, são capazes de formar ambientes mais homogêneos, criando a sensação de que eles são maiores. Já os tons claros favorecem a iluminação, que é outro fator fundamental para conferir a sensação de amplitude.

Apostar na iluminação natural não só confere uma melhor sensação de espaço, como também torna o ambiente mais agradável e aconchegante, favorecendo inclusive sua aparência e decoração.

Quando o uso dela não for possível, seja por conta de barreiras físicas, janelas pouco amplas ou mesmo pela escolha de cores não claras, soluções artificiais podem sanar essa necessidade.

Lâmpadas e spots de LED, por exemplo, são econômicas, conferem uma aparência neutra para a luz e ainda podem ser direcionadas a pontos específicos do local, favorecendo determinados espaços e decorações.

2 Desenvolva conceitos abertos

No item anterior, mencionamos que barreiras físicas podem prejudicar a distribuição de luz natural, mas esse não é o único ponto prejudicado por elas.

É comum que as pessoas utilizem móveis grandes para dividir ambientes, ou mesmo paredes de gesso ou biombos, principalmente em espaços comerciais.

Pensar em soluções que integrem os ambientes e os tornem coletivos, porém, favorece a circulação de pessoas e torna todo o conceito muito mais agradável.

Sendo assim, evite ao máximo as barreiras físicas e distribua o ambiente de maneira que a poluição visual seja evitada ao máximo.

Se forem necessárias divisórias, opções de vidro podem ser uma boa solução nesse sentido.

3 Utilize espelhos

Uma das técnicas mais comuns para a otimização de espaço é a instalação de espelhos, já que eles provocam a sensação visual de que o ambiente em questão foi praticamente duplicado.

Quando bem posicionados, eles também favorecem a iluminação natural e sua distribuição, contribuindo ainda mais para que a noção de tamanho seja favorecida.

Como se não bastasse, eles também são charmosos, modernos e podem se integrar perfeitamente à decoração.

4 Aposte na verticalização

Quando falamos em pequenos espaços, estamos tratando de ambientes com pouca largura disponível.

Para agregar funcionalidade mesmo com essa limitação, a solução é apostar em itens que preencham o espaço disponível verticalmente.

Em poucas palavras, a verticalização de um local diz respeito aos meios com que estantes e outros móveis relacionados são instalados nas paredes para valorizar a sua funcionalidade.

5 Invista em móveis planejados

Todas as questões pontuadas até aqui contam com um fator em comum: além de criatividade, também exigem que os itens utilizados possam ser personalizados!

Quando tratamos sobre a funcionalidade de um espaço e também sobre os componentes que o caracterizam e lhe conferem forma, os móveis podem ser considerados os componentes mais importantes.

Sendo assim, não basta planejar um bom projeto de otimização de espaço caso os móveis escolhidos para essa finalidade não atendam exatamente as suas demandas e não se adequem minuciosamente ao espaço físico direcionado à sua instalação.

Os pontos mais relevantes na escolha de bons móveis referem-se ao conforto que agregam aos usuários, sua segurança, além da qualidade e durabilidade dos seus materiais de fabricação.

Todos esses fatores passam a ser inválidos, porém, se os móveis não forem capazes de desempenhar o papel pretendido para o espaço.

É por isso que, por mais que alguns modelos prontos possam ser utilizados em algumas situações específicas, os móveis planejados são indispensáveis em projetos que visam a otimização de espaço, principalmente em pequenos ambientes.

Seja em pequenas salas residenciais, quitinetes, escritórios, restaurantes, cafeterias, entre muitos outros locais, são os móveis planejados que contribuem para a criação de ambientes agradáveis e bem estruturados, mesmo com limitações de espaço.

Desde 1999, a Cerutti Mobili é referência no ramo de mobiliário personalizado e está sempre atenta às principais tendências do mercado, levando até os clientes requinte, modernidade e conforto com móveis de qualidade e atendimento especializado.

Se você quer a melhor otimização de espaço no seu negócio, clique abaixo, entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar. Nossa equipe está pronta para garantir o projeto mais adequado às suas necessidades!

Solicitar orçamento

POSTAGENS RELACIONADAS

4 dicas de decoração...

Dicas para criar um re...

Otimização de espaç...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *