Móveis para cafeterias – o que avaliar antes de adquirir
Por adove Em Blog Postado: 21 de maio de 2019

Móveis para cafeterias – o que avaliar antes de adquirir

Se existe algo prazeroso na vida, é saborear um café, concorda? Nós brasileiros temos paixão por esta bebida e estamos sempre dispostos a experimentar novos sabores de cafés e doces que combinem com eles.

Nesse sentido, como o consumo de cafés é crescente e os brasileiros estão aos poucos frequentando ambientes especializados, que oferecem cafés gourmet e especiais, queremos falar sobre móveis para cafeterias.

Já que o preparo e a apreciação de um bom café são considerados uma arte, é importante que o mobiliário esteja à altura desse momento. Continue a leitura e confira nossas dicas para acertar na escolha dos móveis da sua cafeteria!

Móveis para cafeterias: proporcione uma experiência completa

Quando o assunto é mobiliário, sempre reforçamos a importância de proporcionar bons momentos e experiências ao cliente. A comida é extremamente importante – neste caso a bebida, nosso querido café – mas o conforto que o consumidor tem para apreciá-los também pesa na escolha.

É muito interessante notarmos como o mercado de cafés tem se aprimorado para elevar a experiência do cliente. Quer um exemplo?

O café da marca Orfeu trabalha muito essa questão da experiência, das sensações, dos momentos. Além disso, a marca mostra que não se trata apenas de um café de qualidade. E sim, de acessórios como coadores, chaleiras, canecas e moedores que vão contribuir a uma melhor experiência ao saborear o café da marca.

Segundo indicadores da indústria do café 2018, publicado no site da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), o consumo continua concentrado nas residências, mas o consumo fora do lar atingiu 34%. Esse número tende a crescer porque a oferta de cafés de alta qualidade em cafeterias, restaurantes e panificadoras induzem o aumento de demanda da bebida.

E ainda, o consumo interno do café no Brasil chegou a 21 milhões de sacas, no período de novembro de 2017 a outubro de 2018. Isso representando um crescimento de 4,80% em relação ao período anterior.

Com estes dados promissores, podemos dizer então que é preciso analisar com muita atenção os móveis que irão compor o ambiente da sua cafeteria.

Por si só este ambiente já é diferenciado e especial, principalmente ao valor que se tem dado a uma boa xícara de café. Nesse sentido, é importante pensar na decoração para que ela transmita essa sensação de um ambiente prazeroso, aconchegante e moderno.

Confira alguns pontos que consideramos importantes você avaliar nos móveis para cafeteria.

Design

Design dos móveis

A criatividade pode e deve ser trabalhada ao máximo na estruturação deste espaço. Levando em consideração a escolha de alguns de nossos clientes, quanto ao material, a maioria optou por móveis de madeira. Isso porque ele é muito versátil, disponível em estilos variados e muito resistente.

Entretanto, nada impede de você mesclar no mobiliário da cafeteria madeira e metal, criando algo mais moderno.

O ponto essencial quanto ao design é optar por mesas, cadeiras, poltronas e bancos com design atemporal. Ou seja, que não se torne ultrapassado em um curto espaço de tempo. Até porque, você não quer precisar investir novamente no mobiliário tão cedo, certo?

A dica que deixamos sobre o design é: faça uma análise e entenda seu cliente ao máximo. Assim que você define qual é o público que sua cafeteria deseja atender, pense na decoração e móveis focando nesses clientes almejados.

Qualidade do mobiliário

O que não falta no mercado são ofertas dos mais variados mobiliários que se adequam as cafeterias e com preços que chamam atenção. Contudo, será que são de qualidade?

Se preocupar com esse ponto é extremamente necessário. Normalmente móveis mais “caros” possuem durabilidade maior, além de uma garantia estendida. Já produtos mais baratos, frequentemente tem pouca ou nenhuma garantia e duram pouco tempo.

Como já mencionamos acima, você pode escolher as mesas e cadeiras do material que mais se alinha com o conceito da sua cafeteria, seja ele madeira ou metal, por exemplo.

Mas, como estamos falando mais da madeira, a questão da qualidade pesa ainda mais. Isso porque, depois de um tempo, é muito comum identificar problemas na pintura ou na própria madeira, se ela for uma madeira inferior.

Agora, isso já não é tão comum no metal que, por natureza, é mais resistente e devido a aderência, o acabamento tende a se manter bonito por mais tempo.

Então, se for optar por móveis de madeira, escolha peças de qualidade. Elas podem pesar um pouco no seu bolso no início. Contudo, a longo prazo você terá móveis duráveis e bonitos.

Espaço

Antes do mobiliário para cafeteria, é preciso definir o espaço. Se você vai alugar ou comprar, isso fica a se critério. Contudo, é interessante que antes de fazer a escolha dos móveis, você tenha o ambiente definido.

É um espaço grande ou pequeno? Existem janelas ou é dentro de um shopping, por exemplo? Tem um ambiente que permite colocar banquetas e mesas altas, para um café mais rápido?

Levando em consideração o público que você quer atender, a estimativa é de um fluxo grande ou mais restrito de pessoas? Quantas mesas você acha que serão necessárias?

Esses são apenas alguns, dos muitos questionamentos que você precisa se fazer para acertar na escolha dos móveis.

Ao visualizar o espaço, se torna muito mais fácil trabalhar sua criatividade para “desenhar” onde cada mobiliário deve estar.

Nesse sentido, ter o local escolhido e, se possível, alguns detalhes do acabamento pronto, permitem ter uma visão completa do que você vai necessitar para compor o espaço.

Conforto

Conforto dos móveis

Se você pesquisar na internet vai encontrar decorações marcantes e diferenciadas a cafeterias. Como já falamos acima, a escolha do material que irá prevalecer nos móveis fica de acordo com seus critérios e análises.

Existem móveis que são confortáveis independente do material, já que normalmente o conforto está atrelado ao estofado do móvel. Entretanto, peças feitas de madeira costumam favorecer o conforto.

Você pode mesclar peças de madeira e metal, bem como, cadeiras e banquetas com e sem estofamento. O importante é contar com opções que deixam o cliente de certa forma livre para escolher em qual cadeira deseja se sentar.

E claro, não esqueça da experiência que falamos no início do conteúdo. Os móveis devem proporcionar aconchego e passar, por que não, a sensação do cliente literalmente estar em casa, desfrutando um excelente café.

E então?

Você viu que falamos alguns dados sobre o mercado do café, apresentamos o exemplo da marca de café Orfeu que foca muito nessa questão da experiência, da arte de preparar um café. E ainda, pontuamos aspectos que você deve analisar antes de escolher os móveis para cafeterias.

Queremos deixar uma dica de conteúdo: As top 30 cafeterias mais incríveis do mundo. Confira e se inspire para projetar a sua!

Aqui na Cerutti desenvolvemos projetos desde o início com peças exclusivas e personalizadas a cafeterias. E também, contamos com um catálogo de peças, onde você encontra algumas opções aconchegantes e diferenciadas a sua cafeteria!

Se você se preocupar com o design, qualidade, espaço e conforto, com certeza fará uma escolha assertiva dos móveis! Se desejar, solicite um orçamento clicando abaixo e descubra como podemos contribuir ao seu projeto!

Solicitação de orçamento

POSTAGENS RELACIONADAS

Móveis para cafeteria...

Reforma de restaurante...

Franquia de alimentaç...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *