Madeira é sofisticação!
Por adove Em Blog Postado: 31 de outubro de 2017

Madeira é sofisticação!

Madeira na decoração de interiores é sinônimo de aconchego e sofisticação, uma ótima solução para aquecer um ambiente e criar uma sensação de conforto. Por conta disso, é uma excelente opção para decoração de estabelecimentos e escritórios, locais que devem receber pessoas e clientes causando uma boa impressão e sensação. A madeira, bem utilizada, é um material sem restrições e não há projetos nos quais seu uso não seja indicado. Conheça um pouco mais sobre os móveis de madeira para decoração, suas vantagens e cuidados.

Móveis de Madeira

A madeira sempre foi e segue sendo muito utilizada para compor a decoração. Além disso, por ser resistente, durável e fácil de trabalhar continua sendo também um excelente material para construções.

Cerutti MobiliAtualmente os móveis de madeira ganharam ainda mais a simpatia das pessoas devido ao estilo rústico super em alta. Mas rústico não é mais sinônimo de “mal feito” ou “pobre”, e sim um novo conceito muito moderno e cheio de sofisticação. Além dos vários outros estilos decorativos que a madeira ainda comporta! Os modelos de madeira crua ficam ótimos com qualquer composição, cores e acessórios. Móveis tingidos de branco ou preto são outras opções interessantes, já que são cores neutras e fáceis de harmonizar. Podem ser boas opções para composições sérias e chiques. Já para quem necessita de ambientes mais alegres, existem vários móveis e acessórios de madeira que levam cores mais quentes.

O melhor é que a madeira cai bem com tudo! Ou seja, é simples de deixar o ambiente harmonizado com objetos, móveis e revestimentos de madeira. Para começar, é muito importante quebrar o mito de que móveis de madeira são difíceis de combinar e que só ficam bons com outros móveis de madeira. Nos últimos anos a principal tendência da decoração é justamente misturar materiais como ferro e algodão com madeira. Veja mais mais sobre mix de materiais nessa reportagem aqui.

Estabelecimentos e Escritórios

A decoração de um estabelecimento comercial é extremamente importante pois ela mostra a “cara” do negócio e, especialmente em lojas, bares e restaurantes, seleciona quem vai entrar ou não no seu ambiente.  No escritório, a decoração é o cartão de visita do cliente e um dos itens que ele vai usar para formar a imagem da empresa.

Por conta disso, a cada dia que passa a decoração nestes ambientes tem sido cada vez mais valorizada! Atendendo aos desejos dos clientes, os projetos combinam o design com os valores e cultura de uma empresa, sem que se esqueça a funcionalidade para os colaboradores. Por exemplo, para escritórios, móveis de madeira em tons mais escuros são os mais recomendados para as estações de trabalho. Já para recepções, móveis em tons claros e misturados com outros materiais (ferro, aço, vidro) são os mais usados.

Vantagens da Madeira

Cerutti MobiliExistem motivos para que muita gente esteja apostando na decoração com madeira. Um deles é o palpite positivo dos arquitetos e designers de interiores. Muitos incluem madeira nos projetos e confirmam a sofisticação e que ela traz para os ambientes. E outro motivo, sem dúvidas, é o aconchego que a madeira proporciona às pessoas presentes no ambiente, inclusive devido ao conforto térmico. Nenhum outro material traduz tão bem a sensação de conforto e é tão acolhedor

Como já dito, existem diversas combinações possíveis para a madeira, como o uso de pedra, vidro, laca, aço inox, aço escovado e até mesmo o dourado. É possível trabalhar com dois tipos completamente diferentes, mas eles têm de estar em harmonia. Isso envolve tom, textura e o trabalho da madeira.

Outra vantagem enorme da madeira, e característica pela qual ela é muito bem quista é sua durabilidade.

 Durabilidade e Cuidados

Após um investimento em móveis, espera-se que os mesmos tenham uma longa vida útil e, para isso, garantir a durabilidade dos móveis é importante. Alguns itens importantes que devemos ter com os móveis de madeira estão explicados a seguir.

 – Peso

O excesso de carga é um dos principais fatores que podem comprometer a estrutura do móvel. A distribuição incorreta dos objetos armazenados pode envergar a madeira. Distribua o peso em prateleiras, mesas e gavetas de forma uniforme.

– Manuseio

O uso diário provoca um desgaste natural dos móveis, porém evitar a utilização de força excessiva ajuda na conservação das peças. Atualmente tanto dobradiças quanto corrediças possuem mecanismos que suavizam os movimentos bruscos. Contudo, o correto manuseio do móvel auxilia na longevidade dos mecanismos e estruturas. 

– Posição

A área de instalação do móvel também afeta sua durabilidade. O conselho é não instalar os móveis em locais que possuem uma exposição contínua a luz do sol. O contato com os raios solares podem queimar e escurecer a madeira. Uma solução simples é a utilização de cortinas. 

– Umidade

A água é uma vilã dos móveis de madeira. O líquido é absorvido pelo material que incha e pode esfarelar-se (especialmente no caso dos compensados). A umidade também pode gerar mofo e, para evitá-lo, a sugestão é instalar os móveis com um recuo de dois a três centímetros da parede, permitindo a circulação de ar.

– Limpeza

 

A limpeza é sempre um dos quesitos mais importantes para garantir a durabilidade do móvel. O mais recomendado para aumentar a durabilidade dos móveis é utilizar apenas sabão neutro ou de coco, aliado a um pano macio seco ou úmido que não pode estar “encharcado”. O uso de produtos químicos, como limpadores instantâneos, também não é indicado, uma vez que podem danificam a superfície ou o acabamento. Lembre-se que os componentes do móvel de outros materiais (como ferro ou aço) também necessitam de cuidados específicos para conservar a peça.

POSTAGENS RELACIONADAS

Como nossos móveis de...

Como fazer modernizaç...

Experiência do consum...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *