Iluminação de ambientes internos: Vantagens de utilizar iluminação natural nos ambientes internos
Por adove Em Blog Postado: 28 de julho de 2017

Iluminação de ambientes internos: Vantagens de utilizar iluminação natural nos ambientes internos

Acertar na iluminação de ambientes internos é uma tarefa complicada, principalmente quando se deseja utilizar a luz do sol. A iluminação natural traz diversos benefícios, além de ter uma estética muito agradável e aconchegante. Sua utilização colabora para o desempenho e economia das construções, e ainda apresenta vários resultados positivos para a saúde e a produtividade. A iluminação natural se resume, basicamente, a utilizar a luz do sol para iluminar os ambientes internos, aproveitando ao máximo as condições naturais da região e diminuindo a utilização de lâmpadas fluorescentes ou incandescentes. Conheça aqui as vantagens dessa técnica e aprenda 5 dicas para realçar a luz natural de ambientes já construídos, como residências, escritórios ou estabelecimentos comerciais, entenda como utilizar a luz natural para a iluminação de ambientes internos com facilidade.

Antes de tudo, é importante ressaltar que para utilizar bem a luz natural é necessário analisar a localização do terreno, o clima da região, a orientação solar e a quantidade de horas de luz por dia. É preciso buscar o equilíbrio e, para isso, o ideal é contar com a ajuda de um profissional de arquitetura.

Benefícios da luz natural para iluminação de ambientes internos

 

O primeiro benefício que pensamos ao falar em luz natural é certamente a economia de energia. Se utilizando da luz do sol, menos lâmpadas acesas serão necessárias e, portanto, menos gastos com a conta no final do mês. Certo? Na verdade, mais ou menos. Apesar de realmente a luz natural auxiliar muito nisso, do ponto de vista da iluminação, é preciso ficar atento ao conforto térmico, do contrário você substituirá o gasto com as luzes pelo gasto com o ar-condicionado.

Ou seja, não bastam ter inúmeras janelas e achar que o “problema” está resolvido: janelas demais ou muito grandes possibilitam a entrada de muita luz no ambiente, podendo causar desconforto térmico e ofuscamento. Para reduzir estes impactos, as pessoas geralmente utilizam cortinas, blackouts ou persianas. Isso torna o ambiente mais escuro e aumenta os gastos com energia. A entrada desregulada de sol também faz com que o uso do ar-condicionado aumente, gerando ainda mais custos. Como resolver?

Como sabemos, durante o inverno o vidro torna o ambiente uma estufa natural, mantendo o ambiente aquecido. Porém, no verão, o vidro pode deixar o ambiente muito quente, exigindo a utilização de ar condicionado ou ventiladores. Uma dica para amenizar esse problema é a utilização de vidros temperados ou laminados, que filtram os raios solares e protegem o ambiente, para que ele não fique excessivamente aquecido. Outras soluções de projeto também são possíveis, as chamadas “proteções”, como brises e varandas.

É preciso balancear as aberturas com o objetivo de melhorar a quantidade de luz e ao mesmo tempo a ventilação natural, assim conseguimos alcançar o objetivo econômico dessa opção que é, também, muito sustentável. A opção mais comum para iluminação natural é a iluminação zenital, que são vãos na cobertura: shed, larternim, claraboias, átrios. A construção da fachada seguindo os critérios de orientação solar e aliada ao uso de técnicas de proteção (bandejas de luz, brises, quebra-sol) também são muito utilizadas em ambientes comerciais.

Lembre-se: em uma edificação em que a iluminação natural é aproveitada de forma coerente, maximizando seu potencial e minimizando seu impacto, cria-se um ambiente com uma iluminação interna muito agradável e acolhedora.

Catálogo de mesas e cadeiras

Saúde

 

A luz do sol sempre fez parte do dia a dia do ser humano, tanto para ditar o ritmo de vida (dia e noite) quanto para estabelecer o conceito de tempo para a sociedade (24 horas). A luz estimula a região do cérebro responsável por avisar o restante do organismo que está no momento de acelerar as atividades vitais. E do contrário, com a ausência de iluminação o corpo tende a funcionar como se estivesse no período de repouso, causando sonolência.

É comprovado cientificamente que o ser humano precisa de doses diárias moderadas de sol. Em contato com a luz natural o corpo produz vitamina D, que melhora a absorção do cálcio e fortalece os ossos. Além disso, a falta de exposição a luz solar natural está associada com tristeza e depressão.

 

Produtividade

 

Além da luz natural fazer bem para a saúde e bem-estar, ela também aumenta a disposição e, quando posta em ambientes de trabalho, aumenta consequentemente a produtividade.As partículas de luz emitidas pela iluminação natural fazem com que o cérebro humano tenha uma percepção mais ampla sobre o ambiente, o que é ideal para ambientes comerciais e espaços empresariais. Portanto, o uso da iluminação natural, além de financeiramente viável é uma excelente estratégia de marketing!

5 formas fáceis de realçar a luz natural e iluminar seu ambiente interno

Iluminação natural de escritório

 

Sabemos que nem todo mundo pode pensar na utilização da luz natural na hora da construção do estabelecimento. Fazer uma reforma também não é viável na maior parte das vezes.Ou mesmo seu espaço é alugado e não permite alterações bruscas. Por isso, daremos dicas de como valorizar a luz natural em ambientes já construídos, para que você possa aproveitar essas vantagens citadas acima em seu comércio, escritório, estabelecimento ou residência.

 

1. Apare árvores que bloqueiam o sol

 

Certifique-se de que a luz natural está conseguindo acessar o ambiente interno. Se você tem arbustos e árvores próximas da janela, verifique se elas não estão bloqueando os raios solares completamente e faça a poda periódica.

2. Limpe as janelas

 

Janelas sujas e empoeiradas não são a melhor forma de convidar o sol para entrar em casa. Limpar as vidraças regularmente garante um ambiente mais agradável e, claro, bem iluminado.

 

3. Adicione espelhos

 

Espelhos são uma excelente alternativa para aprimorar a iluminação. Se colocados de forma inteligente e estratégica, como em frente a uma janela, eles irão refletir mais luz e ainda proporcionar uma sensação de espaço mais amplo.

4. Use cores com sabedoria

 

Cores sombrias e escuras absorvem mais luz solar. Evite utilizá-las nos cômodos em que você deseja mais claridade. Cores mais neutras e brilhantes são a melhor escolha. O branco, por exemplo, reflete mais a luz do sol que qualquer outra cor, e pode garantir a sensação de clareza e amplitude.

5. Posicione os móveis corretamente

 

Evite bloquear janelas e passagens de luz com móveis muito grandes e pesados. Opte por uma mobília vibrante e pense na melhor posição para cada item na disposição de um cômodo.

Catálogo de mesas e cadeiras

POSTAGENS RELACIONADAS

Iluminação de ambien...

Móveis sustentáveis:...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *