Conheça os principais tipos de serviços à mesa para adotar em seu restaurante
Por cerutti mobili Em Sem categoria Postado: 9 de novembro de 2020

Conheça os principais tipos de serviços à mesa para adotar em seu restaurante

O atendimento de qualidade, aliado ao sabor da comida e o conforto do ambiente, é fundamental para criar uma experiência agradável e conquistar cada vez mais clientes. Para isso, também é preciso escolher com cuidado o tipo de serviço à mesa que será adotado no seu restaurante, de acordo com o cardápio e o estilo do local.

O serviço à mesa é a maneira como a refeição é servida aos convidados e geralmente é realizado por garçons, seja em um restaurante ou evento. Alguns critérios importantes para a escolha são:

  • Quantidade de itens do cardápio;
  • Espaço;
  • Número de convidados ou clientes por mesa;
  • Informalidade ou não do ambiente;
  • Tempo disponível para realizar o serviço.

A partir dessas informações, é possível escolher o estilo mais adequado para garantir a qualidade do serviço e a satisfação dos consumidores.

Conheça os principais tipos de serviço à mesa e quando adotar cada um:

1 – Serviço volante

O serviço volante é uma das opções mais modernas e requintadas da lista. Geralmente é realizado em eventos, mas restaurantes podem utilizá-lo para a degustação de um novo cardápio, por exemplo.

Nele, os convidados ficam em pé, livres para circular pelo local, enquanto os garçons oferecem aperitivos e bebidas em uma bandeja. Também é comum haver mesas de degustação e alguns sofás ou mesas em pontos específicos.

Por isso, o cardápio geralmente é formado por finger foods, ou seja, mini porções que podem ser consumidas com as mãos, sem a necessidade de pratos e talheres.

2 – Serviço empratado

Outra opção sofisticada é o serviço empratado, muito comum em restaurantes à la carte.

Nesses locais, a refeição é preparada e finalizada na cozinha e o garçom traz o prato pronto para o cliente na mesa.

Para isso, é importante que a equipe da cozinha seja ágil e organizada para evitar a demora na entrega dos alimentos.

3 – Serviço à americana ou buffet

O serviço à americana, também conhecido como buffet, é um dos mais comuns em restaurantes.

Nesses locais, os pratos são organizados em uma mesa principal para que os clientes sirvam-se sozinhos.

Em geral, os pratos, talheres e guardanapos são colocados em uma das extremidades da mesa, seguidos pelos pratos frios, saladas e temperos. Depois, são organizadas as guarnições (arroz e massas) e, por último, as proteínas (carnes).

Assim, os garçons precisam apenas repor os pratos e levar as bebidas até as mesas dos consumidores.

4 – Serviço à brasileira

Prático e despojado, o serviço à brasileira é o mais usado em jantares de família. Neste serviço, os garçons levam as refeições à mesa e os próprios clientes se servem.

Por ser um estilo mais informal do que alguns que veremos a seguir, é ideal para restaurantes com comida caseira e um clima aconchegante.

Assim, não demanda grande quantidade de profissionais no salão e tem um custo mais baixo de maneira geral.

5 – Serviço à francesa

O serviço à francesa tem este nome porque era amplamente usado pelos nobres da França até o século XIX, por isso tem diversas formalidades e exige garçons qualificados e experientes.

Desta forma, diversos pratos são levados até a mesa e servidos ao mesmo tempo. Os garçons devem estar posicionados ao lado esquerdo do cliente, para que possa servir-se livremente.

Depois, os pratos são retirados pelo lado direito à medida que cada um termina sua refeição.

6 – Serviço à russa

O serviço à russa é semelhante ao estilo francês e também exige uma quantidade maior de garçons experientes.

Em restaurantes que adotam este tipo de serviço à mesa, as travessas com os alimentos são levadas até os clientes em um guéridon (pequena mesa móvel) com um réchaud (fogareiro) para manter a temperatura.

Depois, o garçom-chefe finaliza o prato diante dos clientes e os serve pelo lado esquerdo, retirando os pratos vazios pela direita após a refeição.

Para isso, são necessários dois profissionais para realizar o serviço com qualidade e presteza.

7 – Serviço à inglesa direto

O serviço à inglesa direto é similar ao realizado em restaurantes de rodízio, como pizzarias e churrascarias.

Dessa forma, o garçom mostra o prato ao cliente, aguarda a sua aprovação e então serve o prato pelo lado esquerdo. Em ambientes mais formais, os profissionais são orientados a organizar a disposição dos alimentos no prato da maneira adequada.

Por isso, ao implementar este serviço, é importante contar com garçons ágeis e com conhecimento aprofundado do cardápio oferecido.

8 – Serviço à inglesa indireto

Semelhante ao estilo anterior, o serviço à inglesa indireto também demanda garçons hábeis e qualificados.

Assim, o garçom traz a travessa da cozinha e mostra ao cliente para aprovação. Depois, o profissional monta o prato no guéridon, de acordo com as orientações do chef, e serve os visitantes pelo lado esquerdo.

Por ser um estilo formal, demanda mais tempo e espaço para que seja executado, portanto é utilizado em eventos com poucos convidados.

Assim, depois de escolher o tipo de serviço à mesa ideal para o seu restaurante, é preciso planejar o ambiente para oferecer uma experiência inesquecível aos clientes. Nesse sentido, a escolha dos móveis é fundamental para garantir o conforto e transmitir o estilo do local.

Confira todas as opções de mobiliários da Cerutti/Tasselo e faça seu projeto conosco!

POSTAGENS RELACIONADAS

5 motivos para escolhe...

Saiba o que é e como...

Móveis para restauran...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *