Como a escolha de fornecedores influencia no sucesso de uma franquia?
Por adove Em Blog Postado: 24 de setembro de 2019

Como a escolha de fornecedores influencia no sucesso de uma franquia?

A escolha de fornecedores não é um mero detalhe: trata-se de uma etapa essencial para o sucesso de uma franquia! Bons fornecedores garantem o fluxo e abastecimento de materiais e produtos, fazendo a franquia operar de forma saudável.

Quando bons fornecedores são encontrados, a franquia ganha em diversos pontos. Caso contrário, todo o empreendimento pode ser comprometido. Existem diversos riscos, como atrasos na produção, perda de dinheiro e baixa qualidade.

Uma boa escolha de fornecedores impacta diretamente na performance da franquia. Ciente disso, vamos entender melhor tudo o que envolve a escolha de fornecedores? Acompanhe as nossas dicas e informações relevantes sobre o assunto!

Entenda a importância de escolher bem seus fornecedores

A escolha de fornecedores não é um assunto tão simples e com o tempo tende a se complicar. Imagine que a sua franquia cresce, alcançando novas localizações. Alguns fatores novos surgem enquanto outros se tornam mais urgentes.

Você terá mais franquias para atender às exigências de padronização, precisará contar com fornecedores que operam em maior escala, além de intensificar todo o processo de análise de qualidade.

Em poucas palavras, a escolha de fornecedores certos contribui para que a rede possa atender as demandas com qualidade, independentemente de eventuais variações.

Muito além disso, porém, é preciso ter em mente que toda a imagem que o fornecedor em questão tem perante o mercado também será refletido em sua rede.

Para que essa lógica fique mais clara, imagine uma rede de fast-food que opta por determinada marca de refrigerantes. Quando os consumidores valorizam essa marca, também valorizarão os restaurantes da franquia!

Pontos essenciais na hora de escolher um bom fornecedor 

Entendendo o impacto que um fornecedor pode ter, quais são os critérios que você deve utilizar para essa escolha? É preciso que todos os esforços sejam concentrados nos pontos certos, contando sempre com uma equipe qualificada para monitorar todas as operações.

Analise a reputação do fornecedor

Antes de tudo, verifique a reputação do fornecedor que você busca contratar. Essa análise passa por alguns critérios: qual é a opinião dos clientes sobre esse fornecedor? Existem reclamações na internet? 

Procure também por outras empresas parceiras do negócio em questão e que já confiam no trabalho dele. Se possível, cheque a quanto tempo existem essas parcerias e quais os resultados. Essa é uma forma eficaz de medir a confiança que o mercado deposita naquele específico fornecedor.

Cheque a qualidade dos produtos e insumos

Esse é um ponto muito importante. Não adianta contratar um fornecedor por seu preço e agilidade, por exemplo, se a qualidade dos produtos pode derrubar o seu negócio. Os clientes estão sempre muito atentos a esse ponto.

Procure observar os insumos e produtos oferecidos pelo fornecedor, atentando-se ao nível de qualidade esperado pela sua rede ou franquia. Contar com o apoio da sua equipe para avaliar esse parâmetro é essencial para que a escolha de fornecedores seja a melhor possível.

Pedido de orçamento

Fique atento aos preços praticados

Todo o investimento passa por uma análise de preço. A qualidade do produto pode ser incrível, mas se o fornecedor não oferecer um preço competitivo, isso pode acabar onerando os investimentos do franqueado.

Esse é o primeiro passo para problemas financeiros. Considere sempre o preço e calcule, em longo prazo, os impactos diretos que ele pode trazer para a sua franquia. Mantenha-se em uma margem segura de investimento, impedindo que o preço do produto afete o seu rendimento.

Alinhe o volume de compras

Qualquer negócio precisa verificar com atenção a capacidade do fornecedor em atender a sua necessidade em relação ao volume de compras. Cada vez que esse volume não é atendido, os riscos de prejuízos são eminentes.

Considere, por exemplo, a média de pedidos que você pode gerar periodicamente e procure se informar se aquele fornecedor tem capacidade de atendê-la. Seja transparente, pois fornecedores devem entender com clareza a sua demanda real de volume de compra.

Confira a sua capacidade de distribuição

Qual a facilidade que o fornecedor tem para entregar os itens em diferentes locais e qual sua flexibilidade quanto às suas demandas? Se a sua franquia for ampliada, por exemplo, você vai precisar considerar ainda mais esse ponto.

Vale estudar a estrutura do seu fornecedor e ver se ela garante agilidade nos seus processos. Verifique o modelo do serviço prestado. Recomenda-se evitar empresas que atendem parcialmente, para evitar discrepâncias nas entregas e seus impactos negativos.

Quais os passos para encontrar o melhor fornecedor?

Agora que você sabe dos critérios que envolvem a escolha de fornecedores, confira os principais passos para não errar na hora de fazer a sua:

Defina um perfil ideal

Esteja a par das características que a sua franquia busca em um bom fornecedor. Isso pode variar em cada caso, por isso, com base nas características do seu negócio, considere pontos como margem de preço, prazo de entrega, condições de pagamento, nível de qualidade, etc.

Entenda com clareza o que você busca e aquilo o que você não abre mão. O “melhor fornecedor” é aquele mais adequado a esse perfil, que muda de acordo com cada franquia.

Avalie a negociação

Seu fornecedor demonstra flexibilidade na negociação? Esse pode ser um ponto importante, afinal trata-se de um parceiro estratégico para o seu negócio.

Em certas situações, é comum surgir a necessidade de renegociar condições e prazos com fornecedores. Fique atento a isso. Um fornecedor mais flexível pode tirar você de possíveis ciladas quando os negócios ficarem difíceis.

Em uma relação de longo prazo entre franqueadores e fornecedores, esse quesito é fundamental!

Estude a logística

As questões geográficas também precisam ser levadas em conta. Além disso, compreender como o fornecedor entregará a mercadoria, o tempo de trajeto e o custo final da operação são pontos que devem estar sempre em mente.

O tempo de armazenamento pode afetar a agilidade do processo, mas também impactar as condições de armazenamento, por exemplo. Ainda mais quando falamos de produtos mais sensíveis.

Leve todas essas questões em consideração e evite problemas logísticos na hora de fazer a sua escolha de fornecedores.

Busque auxílio com os franqueados

Em uma fase final de seleção, não deixe de contar com a ajuda dos franqueados. É sempre uma boa ideia convidar pessoas selecionadas para conhecer e melhor avaliar os possíveis fornecedores.

Além de manter uma boa relação com investidores, você ainda conta com outra percepção de quem está no mercado e diariamente lidando com operações do tipo. 

Lembre-se que você está escolhendo um importante parceiro estratégico, por isso, o mais relevante na escolha de fornecedores é entender as suas necessidades, limites e objetivos no mercado para acertar na escolha do mobiliário!

Como a escolha do fornecedor de móveis influencia no sucesso da franquia?

Quando falamos sobre uma boa escolha de fornecedores para franquias, é impossível não comentarmos sobre a escolha da mobília!

Em resumo, podemos afirmar que são os móveis que ajudam a dar “a cara” de determinada rede para os seus estabelecimentos.

Seja no padrão das mesas, cadeiras, balcões ou demais itens que compõem o ambiente, são neles que as pessoas identificam o padrão da marca e desfrutam do conforto esperado em determinada empresa.

Para que isso seja possível, porém, o fornecedor de móveis precisa ser capaz de entregar peças padronizadas para toda a franquia, atendendo suas demandas de maneira que a sua identidade seja sempre mantida e respeitada.

Mais que qualidade, conforto, durabilidade e alto padrão de design, o desenvolvimento dos móveis precisa respeitar a identidade do negócio e refletir a sua proposta em todo o ambiente em que os clientes serão recebidos.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, confira nosso conteúdo sobre quais critérios avaliar para contratar o fornecedor ou solicite um orçamento sem compromisso!

Pedido de orçamento

POSTAGENS RELACIONADAS

Otimização de espaç...

Vida útil do mobiliá...

A tendência de Strip...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *