Tudo que você precisa saber sobre banquetas de madeira
Por adove Em Sem categoria Postado: 28 de fevereiro de 2019

Tudo que você precisa saber sobre banquetas de madeira

As banquetas de madeira são estilosas e trazem um ar moderno e aconchegante para qualquer ambiente. Os modelos que você encontra no mercado são nas mais variadas cores e estilos, facilitando a escolha para projetos mais robustos.

Normalmente, quando pensamos em seu uso no lar, a encontramos nas cozinhas americanas – mesas de jantar e balcões – e em áreas externas, como varandas.

Já em ambientes comerciais, como bares, restaurantes e praças de alimentação, elas são peças-chaves já que otimizam espaço e trazem ainda mais beleza ao lugar.

Nesse sentido, vamos falar um pouco sobre elas, onde podem ser usadas e o que avaliar na escolha. E ainda, outras questões para que você entenda ainda mais sobre a banqueta de madeira. Confira!

Banquetas de madeira são versáteis

A banqueta pode se adaptar em qualquer ambiente e decoração. Com sua diversidade de modelos e otimização de espaço, ela se tornou objeto de desejo. Isso já que se encaixa perfeitamente em projetos arquitetônicos mais modernos, como também mais rústicos.

Normalmente você as encontra junto de bancadas e balcões, seguindo um mesmo estilo. Como elas costumam ser mais altas do que uma mesa tradicional, são ótimas opções para apartamentos pequenos e restaurantes mais práticos.

Você sabe o que é a cozinha americana?

Antes de falarmos do uso das banquetas de madeira em cozinhas americanas, queremos explicar o que elas são.

A tendência de projeto conhecida como cozinha americana, é basicamente não haver separação – parede – para dividir a sala da cozinha, ou seja, esses dois ambientes se tornam um só. O diferencial então e que a caracteriza é o balcão, que serve com uma “divisória” de ambientes. Essa estruturação do espaço é tida como uma cozinha americana.

Essa escolha já é muito difundida e é quase que 100% elaborada para espaços pequenos e que proporcionem refeições rápidas. Outra vantagem desse conceito é a sensação de amplitude que proporciona ao ambiente. E ainda, a integração dos cômodos, facilitando a conversa de quem está na cozinha, com quem está na sala, por exemplo.

Existem ressaltas no uso das banquetas de madeira

Alguns pontos devem ser lembrados quando você for escolher as banquetas para o seu projeto, sejam elas de madeira ou não. Ela não é indicada para pessoas idosas ou obesas.

Isso porque elas não proporcionam o conforto e encosto adequado e não favorecem a segurança, ou seja, as pessoas podem acabar se machucando.

Nesse sentido, é importante pensar em quem fará uso delas com maior frequência. Se você vai colocá-las em sua casa e o espaço for pequeno, por exemplo, tente intercalar com poltronas mais fortes e confortáveis, já que o sofá não é viável.

Agora, se for usá-las em ambientes como restaurantes e praças de alimentação, é sempre bom também ter uma ou duas outras opções para atender esse público. Como mesas em tamanho normal ou poltronas mais elaboradas, por exemplo.

Banner download catálogo Cerutti Mobili

Como escolher as banquetas de madeira?

Você deve analisar certos aspectos ao escolher uma ou várias banquetas de madeira.

Altura

 A altura da banqueta de madeira também está relacionada à altura da bancada. Existem tipos diferentes de alturas de bancada: 

  • As baixas:têm o tampo a 75 cm do piso e pedem por banquetas com altura entre 40 e 45 cm.
  • As altas:possuem o tampo com medida superior a 75 cm. Neste caso, deve-se calcular utilizando a altura da bancada menos 25 cm. O resultado será a altura do assento da banqueta.

Encosto e assento

Independente do estilo escolhido a sua banquetaé importante definir se o móvel terá ou não encosto e se o assento terá ou não estofado. Os modelos com encosto são mais formais, além de mais confortáveis, podendo prolongar a permanência no móvel.

A desvantagem é que são maiores e ocupam mais espaço. As banquetas sem encosto podem ser usadas em bancadas onde não existe grande permanência, sendo usadas a lanches rápidos. Esses modelos também são menores e ocupam menos espaço.

Isso vale também quanto ao assento, se for passar pouco tempo sentado, o estofamento na banqueta não é tão necessário. Porém, se for um ambiente onde as pessoas permanecerão por mais tempo, a junção do encosto e assento com estofado e braço de apoio pode ser ideal.

Composição

É possível brincar com vários estilos de banquetas em uma só mesa/balcão. Deve-se optar por um modelo de banqueta que não fique nem muito alta e nem muito baixa em relação a mesa.

Caso vá utilizar a banqueta junto com outras cadeiras, tente harmonizar o ambiente.

As banquetas não precisam ser da mesma cor das cadeiras, mas é preciso que haja alguma ligação, como por exemplo ambas serem de madeira. Ou detalhes da estampa que conversem.

Tipo de madeira

O ideal, quanto ao tipo de madeira, é que você opte por banquetas que sejam feitas com madeiras de qualidade. Isso porque vai favorecer a estética e você terá um produto de maior durabilidade e segurança.

Banquetas que são feitas de madeira inferior podem estragar com mais facilidade, além de que podem também colocar em risco quem as usa.

Tecido

 Se você desejar banquetas de madeira com estofado, é importante analisar o tecido. Como o mobiliário será usado em ambientes que envolvem alimentação e consumo de bebida, opte por tecidos impermeáveis, ou que pelos menos sejam fáceis de limpar.

Isso vai evitar que você acidentalmente manche o estofado da banqueta e tenha que despender tempo na troca do tecido.

Nesse sentido, quando for comprar suas banquetas de madeira, questione quanto a qualidade e durabilidade também do tecido. Vai facilitar muito na limpeza e manutenção da peça.

Banquetas de madeira da Cerutti Mobili 

A Cerutti Mobili trabalha com banquetas que atendem a linha decorativa e outras que atendem ambientes com maior circulação de pessoas. Todos os nossos modelos se encaixam nos projetos.

O que levamos em conta na hora do atendimento é o conceito que o cliente quer ao ambiente do seu projeto. Por exemplo, uma pegada mais industrial, um estilo boho chic ou quem sabe algo voltado a sustentabilidade.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco! Se desejar, faça o download do nosso catálogo e confira todos os modelos de banquetas de madeira que temos para o seu projeto!

POSTAGENS RELACIONADAS

Dicas para você resol...

Sorveteria self servic...

Móveis estilo industr...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *