A tendência de Strip Mall em Shopping – como aumentar o faturamento?
Por adove Em Blog Postado: 5 de outubro de 2019

A tendência de Strip Mall em Shopping – como aumentar o faturamento?

Por mais que sua definição ainda seja pouco conhecida pelos consumidores, o conceito de Strip Mall está se tornando cada vez mais comum e ganha um espaço cada vez mais relevante no mercado brasileiro!

Definido brevemente como um espaço de conveniência, em que os consumidores têm contato com os lojistas em seu trajeto cotidiano, esse modelo é excelente em termos de circulação de público.

A seguir, descubra como um Strip Mall se caracteriza e qual o seu modelo de organização. E ainda, porque os Shoppings têm se adaptado a essa realidade e o que torna o formato vantajoso para os restaurantes. Continue a leitura!

O que significa Strip Mall e qual a sua diferença em relação aos modelos de Shoppings considerados tradicionais?

Para entender o funcionamento e o conceito de um Strip Mall, primeiro é preciso refletir sobre como funciona um Shopping Center considerado tradicional.

Os Shoppings são considerados ambientes de destino, ou seja, lugares que as pessoas conscientemente saem de casa para frequentar durante determinado período de tempo.

Nesse modelo, é preciso que o local tenha atrativos suficientes para que os consumidores se desloquem e dediquem seus esforços para prestigiar as lojas ali presentes.

Em um mercado cada vez mais competitivo – e também em um mundo mais dinâmico, em que as pessoas não dependem necessariamente dos espaços físicos para se entreter – esse tipo de organização está perdendo um pouco sua força.

Para superar essa questão, o Strip Mall surgiu como um ambiente motivado pela conveniência. Este em que as pessoas podem ter acesso aos seus espaços e às suas opções comerciais durante o trajeto que realizam.

Se a localização física já é um ponto relevante para a organização dos Shopping Centers, no modelo de Strip Mall ela é um ponto fundamental e diretamente ligada à sua capacidade de circulação.

Saiba mais sobre os padrões do seu modelo organizacional no próximo item.

Como esse tipo de empreendimento se organiza?

De acordo com o Estudo de Mercado de Strip Malls de 2018, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers, esse modelo conta com características próprias e comuns, que incluem aspectos como:

– Fileira organizada de lojas focadas no comércio varejista

– Ausência de corredores cobertos para interligar os estabelecimentos

– Espaço com administração centralizada

– Estacionamento localizado geralmente na frente das lojas

– Espaço de cerca de 5.000 m² de Área Bruta Locável

– Configuração dos espaços tanto em linha reta, quanto em forma de “L” ou mesmo em “U”.

É comum que, geralmente, um Strip Mall seja viabilizado por grandes varejistas interessados em sua capacidade de atração e circulação, como supermercados ou ainda grandes redes de franquias.

Por sua característica organizacional, as lojas e estabelecimentos presentes nesse tipo de local são voltadas a produtos e serviços de conveniência, capazes de atender a necessidades cotidianas dos consumidores.

Entre os principais tipos de empresas presentes nos Strip Malls, é possível destacar negócios como:

– Farmácias e drogarias

– Cafeterias

– Salões de beleza

– Lojas de roupas ou de calçados

– Floriculturas

– Óticas

– Lanchonetes e fast foods em geral

– Pet shops

– Livrarias e papelarias

– Lojas de variedades

– Supermercados

– Entre outros.

Ainda de acordo com o estudo da Abrasce, um Strip Mall:

– É térreo em 77% dos casos

– Possui uma média de 23.627 visitas mensais

– Tem 2 pisos ou mais em 23% das situações

– Gera uma média de 28 empregos

– Tem planos de expansão em 4,6% dos casos.

Dentre seu mix de lojas:

– 38,2% são de serviços

– 23,3% de outros segmentos

– 22,9% alimentação

– 10,8% conveniência

– 4,2% supermercados

– 0,6% lazer.

Veja, no item seguinte, como a lógica de organização aqui escrita tem sido interpretada e adaptada pelos Shopping Centers.

Por que os Shoppings estão se adaptando a essa realidade?

Dado o foco no dia a dia das pessoas, normalmente os Strip Malls estão mais localizados em bairros, regiões residenciais e pontos de grande circulação de pessoas.

Apesar disso, nada impede que o modelo seja adaptado para outras realidades, como é o caso dos Shopping Centers.

Esses espaços, considerados mais tradicionais no mercado, têm adaptado seus espaços para explorar as vantagens do Strip Mall, beneficiando a circulação de pessoas.

Isso pode ser feito por meio de novas áreas externas, expansões próximas de pontos mais movimentados ou até adaptações que integrem sua estrutura às cidades.

Sabendo que as pessoas buscam otimizar o tempo, os gestores estão voltando a sua atenção para essa alterativa. Isso justamente para melhorar o tráfego e, consequentemente, o desempenho comercial do local!

Quais as vantagens do Strip Mall para o segmento de restaurantes?

Quando tratamos sobre restaurantes que baseiam as suas operações em praças de alimentação, os desafios em relação à circulação dos Shoppings Centers são ainda mais marcantes do que aqueles enfrentados pelos lojistas.

O que explica essa lógica é o fato de que os espaços coletivos de alimentação também baseiam a sua atração de público por meio da conveniência!

Ao contrário de um restaurante fixado em localização própria, um estabelecimento presente em uma praça de alimentação precisa disputar o desejo do público com uma série de concorrentes.

Isso exige que a capacidade de circulação do espaço seja elevada, a fim de sanar as demandas comerciais de todos os restaurantes presentes sem que nenhuma operação seja prejudicada, mas sim beneficiada, por essa variedade.

O conceito de Strip Mall, que é inteiramente desenvolvido em torno de demandas de circulação, é perfeito para superar esse desafio e garantir o volume ideal de consumidores!

Por meio dele, além de atender os clientes que estão fazendo as suas compras nas demais lojas, também é possível atender e despertar o desejo de compra em pessoas que estão apenas circulando na rua, próximas ao local.

Nós somos referência em mobiliário para Shoppings, desenvolvendo soluções personalizadas em móveis para as empresas que desejam criar um ambiente único e atrativo para os seus clientes!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco. Agora, se você quer saber como podemos contribuir com móveis modernos, criativos e de alto padrão para o seu empreendimento, clique abaixo e solicite um orçamento sem compromisso!

Pedido de orçamento

POSTAGENS RELACIONADAS

Otimização de espaç...

Vida útil do mobiliá...

A tendência de Strip...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *