A importância do design em ambientes gastronômicos
Por cerutti mobili Em Sem categoria Postado: 5 de outubro de 2020

A importância do design em ambientes gastronômicos

O ambiente, o cardápio e o serviço são os principais fatores que levam as pessoas a optarem por um estabelecimento, seja um restaurante, bar, lanchonete ou outros espaços gastronômicos. Assim, investir em planejamento e design de interiores é fundamental para atrair e reter clientes, melhorando os resultados do seu negócio.

Mais do que uma comida saborosa, atualmente os clientes buscam uma experiência única em restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos. Para isso, é preciso projetar o ambiente gastronômico pensando em todos os detalhes relacionados à funcionalidade, praticidade, design e conforto, de acordo com a proposta e o público-alvo do local.

Lembre-se que, antes mesmo de conversar com um funcionário ou olhar o cardápio, o visitante observa o ambiente e as características do local. Por isso, reunimos os principais elementos que devem ser levados em consideração ao fazer seu projeto:

Estilo

Antes de investir no design do ambiente gastronômico, é preciso conhecer seu público-alvo.

Informações como faixa etária, hábitos de consumo e tempo de permanência, por exemplo, irão guiar diversas decisões, como o estilo. Muitos empreendedores optam por criar locais temáticos para destacar-se da concorrência e atrair uma clientela específica.

Nesse sentido, é importante que o conceito seja explorado em todos os detalhes, como o piso, decoração, iluminação, mobiliários e cardápio.

Esses elementos devem estar em harmonia e transmitir a identidade da sua marca enquanto proporcionam conforto e hospitalidade para a degustação dos pratos.

Iluminação

Utilizar a iluminação adequada no local ajuda a torná-lo mais agradável e aconchegante. Para isso, você pode aproveitar ao máximo a iluminação natural para economizar energia elétrica e ajudar a transmitir a proposta.

Em um restaurante fast-food, por exemplo, em geral a iluminação é clara e em tons mais frios para que os clientes passem menos tempo no local.

Já um restaurante requintado utiliza luzes quentes para tornar o ambiente mais acolhedor e contribuir para a experiência do cliente.

Decoração

Após identificar seu público-alvo e definir o estilo do seu estabelecimento, é preciso planejar os detalhes da decoração para transmitir esses conceitos e a identidade visual da marca. Para isso, escolha as cores, formas e texturas mais adequadas ao estilo definido.

Se você quer criar um ambiente mais rústico, por exemplo, cores como marrom, preto, cinza e texturas de madeira e couro irão combinar com o seu local e contribuir para a imersão completa do cliente.

Por outro lado, um restaurante ou lanchonete com estilo moderno pode combinar diferentes cores e objetos de decoração como quadros, plantas, luminárias e móveis com design despojado.

Móveis para ambientes gastronômicos

O mobiliário é um dos elementos mais importantes para o design de ambientes gastronômicos, pois tem a função de garantir o conforto dos clientes e ajudar a compor o ambiente, transmitindo a identidade visual da marca.

Assim, as mesas, cadeiras, banquetas, booths e outros móveis devem ser escolhidos com cuidado de acordo com o conceito do local, espaço disponível, funcionalidade e praticidade para o dia a dia.

Além disso, também é preciso levar em consideração a disposição dos móveis para facilitar a circulação de pessoas e acomodar os clientes de maneira confortável.

Se você tem um espaço pequeno, uma solução interessante é utilizar mesas fixas nas paredes e banquetas altas para acomodar uma quantidade maior de pessoas.

Também é preciso levar em consideração o estilo do local e o tipo de público que você recebe.

Se o seu restaurante foi planejado para receber famílias e grupos grandes de pessoas, por exemplo, é preciso ter mesas grandes e cadeiras em quantidade suficiente para o espaço.

Para isso, é preciso contar com móveis de qualidade, feitos com a melhor matéria-prima para garantir a resistência e durabilidade dos produtos.

Na Cerutti/Tasselo, nós estamos sempre em busca das novidades e tendências do mercado nacional e internacional para encontrar a solução ideal para o seu empreendimento.

Assim, se você quer valorizar ainda mais o design em seu ambiente gastronômico, os móveis personalizados são a melhor opção para criar uma experiência única aos clientes. Para saber mais, confira nosso catálogo de produtos ou entre em contato conosco para conhecer nossas soluções exclusivas.

POSTAGENS RELACIONADAS

Qual o impacto do desi...

Móveis para hotel: sa...

A estratégia de retom...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *